Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Devocional de leitura anual - Gênesis 19-20




O Senhor sonda os nossos corações e conhece as nossas vontades. Quando o Senhor nos prova é para mostrar para nós mesmos quem somos e em quem cremos. Ninguém debocha ou é altivo na presença do Reis dos reis. Ló foi visitado pelos anjos e os próprios anjos foram uma prova da manifestação de Deus para o povo de Sodoma e para todos os outros povos que foram destruídos. Cerca de cinco cidades foram destruídas e todas elas tiveram seus pecados colocados contra elas. O Senhor, mandando seus anjos a Sodoma, fez com que não houvesse alguma pessoa que ousasse dizer que Deus foi injusto em destruir a todos naquelas regiões.

Abraão intercedeu pelos lugares para que, onde houvesse dez justos, o senhor nos os destruísse, porém, naqueles lugares não havia tantos justos assim. Apenas Ló foi achado diante de Deus como justo e por causa dele a destruição de Zoar foi cancelada. Quando os anjos vêm a Ló e dizem para ele ir para os lugares altos da região, Ló pede para ir para uma pequena cidade e assim ser livre da destruição. Desta forma, podemos ver como é grandioso o Senhor em proteger o seu povo, não importa onde estejam.
Contudo, podemos observar algumas atitudes erradas que refletiram negativamente na história do povo de Deus, como por exemplo, a mulher de Ló que olhou para trás, as filhas de Ló ao praticarem um ato incestuoso, Abraão deixando um legado para seu filho Isaque ao dizer uma meia verdade (mentira) para o rei Abimeleque e a experiência de Sara em meios às concubinas do rei Abimeleque que não ficavam grávidas, e isso porque Deus havia fechado totalmente as madres daquele lugar.
O ato de olhar para trás no exemplo da mulher de Ló, nos faz refletir sobre as nossas vidas, pois é normal ficarmos visitando rotineiramente as lembranças do passado. Com isso, deixamos de experimentar uma vida livre do pecado, da arrogância, da altivez e do engano quando ainda ficamos olhando para trás. Desta forma somos que literalmente transformados em uma estátua de sal. Vemos muitos irmãos e pessoas presas em seus passados e isso nos serve de exemplo quando as vemos. Podemos perceber na vida dos outros que olhar para trás só traz consequências desastrosas em nossa vida presente. O Senhor quando nos livra da vida do pecado e da condenação deseja que desfrutemos de uma vida liberta do poder das trevas. Assim, o Senhor nos chama hoje para vivermos uma vida abundante nEle, a fim de termos somente Ele por Deus e para que sirvamos de exemplos de pessoas livres do engano, refletindo a imagem e semelhança de Jesus, e não de uma estátua de sal.
As filhas de Ló são um exemplo clássico de que o que nossos filhos aprendem vendo e ouvindo refletirão por todas as suas vidas. Os atos pecaminosos e desenfreados de Sodoma fizeram com que as filhas de Ló não tivessem temor ao se deitarem com seu pai. E pela falta de sua mãe, que tinha se transformado em estátua de sal, não tiveram com quem conversar sobre tal ato e assim pudessem se desviar de concretizar um terrível pecado. Muitas meninas ainda hoje cometem pecados que se arrependerão mais tarde e isso, por não terem mães comprometidas com o Senhor. As filhas de Ló ao tentarem fazer o que parecia correto aos seus próprios olhos, ao invés de deixarem morrer a descendência de seu pai ou esperar por seus futuros maridos, optaram por uma maldade comparada aos moradores de Sodoma, e com isso deram início a civilizações que resistiram ainda mais ao Senhor e ao povo eleito de Israel.
Abraão deixou um legado ruim para seu filho Isaque, o legado da mentira, pois anos depois Isaque fez a mesma coisa que seu pai, ou seja, mentiu da mesma forma e para o mesmo rei. Isso nos mostra que quando um pai ou um mãe não se arrepende de seus pecados, fatalmente os filhos agirão como seus pais.
Sara experimentou o poder de Deus quando foi tomada por Abimeleque. Ela teve a oportunidade de ver várias mulheres jovens que eram concubinas do rei não engravidando, mesmo tentando muitas vezes. Deus mostrou isso em um longo período de prisão para Sara no palácio do rei Abimeleque. Sara talvez no seu interior ainda não acreditasse que seria possível engravidar, mas o Senhor a faz contemplar em meio a muitas mulheres férteis que só o Senhor tem o poder da vida e da morte e somente Ele faz uma mulher engravidar ou não engravidar. Isso nos faz refletir se estamos passando por momentos de incredulidade, pensando não ser mais possível a realização de um sonho.
 Sara, Abraão e Ló experimentaram o poder de Deus por ousarem esperar nEle e não em suas forças. Quanto vale nossas forças? Para que servem? Diante de Deus só permanecem aqueles que se prostram com seus rostos em terra como fez Abraão quando fora visitado pelo Senhor e seus anjos, como também fez Ló quando foi visitado pelos anjos na cidade de Sodoma.
Não importa onde estamos ou onde vivemos, não precisamos agir como os outros agem, mas sim, precisamos refletir a imagem e semelhança do Deus Todo Poderoso.

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário