Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Devocional de leitura anual - Gênesis 16-18




Não é por nós, mas sim pelo Senhor. Sempre foi assim e sempre será. Somos fracos e muitas vezes vacilamos. O Senhor é forte e conhece nossa natureza, que como sabemos, é caída. Traçando uma linha até este momento é percebido que é chegada o momento do Senhor estabelecer para si um povo que se chama pelo seu nome, e em Abraão é estabelecida uma aliança que seria visível através da circuncisão.

As promessas de Deus estão estabelecidas e serão cumpridas, pois o Senhor é aquele que cumpre suas promessas e completa a boa obra. Abraão era um homem comum, mas nem por isso viveu como aqueles que eram de sua época. É interessante ver que Deus abençoou de tal forma Abraão que todos os filhos dele foram benditos, ou seja, foram alcançados pelas bênçãos do Senhor. Tanto Ismael como Isaque foram alcançados pelas bênçãos, porém, somente em Isaque foi estabelecida a aliança. E poderíamos pensar por quê? É simples achar a resposta, pois Agar era descendente de Cam, filho de Noé, que fora amaldiçoado, então dessa forma Deus não poderia fazer uma aliança em Ismael, porém, Sarai era meia irmã de Abraão, ou seja, era da descendência de Sem filho de Noé, e com isso, Deus faria sua aliança em Isaque. Não existe algo mal entendido nas escrituras e nos caminhos do Senhor.
“Abraão anda na minha presença e sê perfeito” (Genesis 17.1). É perceptível que o Senhor nos chama a andarmos em sua presença assim como Ele chamou a Abraão.  Ele nos chama a sermos pais na Fé em nossas casas. Devemos refletir a integridade, o amor, a comunhão, o respeito e a fidelidade. Abraão foi um embaixador de Deus nessa terra assim como Enoque fora. Quando estamos no centro da vontade de Deus podemos dizer então que toda nossa descendência servirá somente a El Shadday (Deus Todo Poderoso, Protetor e Guardião de seu povo).
O ato de circuncidar todos os homens era de fato um ato de receber a Yahweh (SENHOR). Deus se revela em todos os tempos da humanidade como Senhor (Yahweh, ou Jeová que é o nome latinizado), pois Ele é o que é, e também é o que foi e o que sempre será. Deus é o Senhor Todo Poderoso que se revela e que se ausenta, porém, jamais deixou ou deixará desamparada a humanidade. O Senhor fala a Abraão que sua descendência possuiria aquela terra (Canaã), porém, tal promessa só se realizaria após quatrocentos anos. O Senhor tem bons pensamentos a respeito de nós e seus pensamentos são muitos maiores que os nossos, pois os pensamentos de Deus ultrapassam os séculos dos séculos. O que o Senhor faz em nossas vidas repercutirá por muitos séculos e por toda a eternidade.
Abraão como o homem que era, pensava que seria possível haver naqueles lugares pessoas como ele, porém, o Senhor não as encontra. Chegou à presença do Senhor a maldade dos povos que habitavam a região de Sodoma e Gomorra e com isso, a Santidade de Deus foi tocada e desrespeitada. A Justiça de Deus entraria em ação e por conta disso, essas cidades, Sodoma e Gomorra, seriam totalmente destruídas. Nisso, podemos ver claramente a perfeição de Deus em julgar toda a humanidade após o tempo de receber a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Toda a humanidade terá seu pagamento por ter se rebelado e se prostrado diante de outros deuses.
Abraão nos mostra o ato de interceder por pessoas ou lugares horríveis. O Senhor nos chama a clamarmos por aqueles que possivelmente vão sair de seus lugares de pecado. Deus encontrou somente Ló, e somente sua casa foi achada para ser salva da destruição iminente.

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário