Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Devocional de leitura anual - Gênesis 12-15





O Senhor começa seu trabalho em nossas vidas colocando-nos o desejo de focar na terra prometida, ou seja, no novo céu e nova terra. Precisamos buscar as coisas que são de cima e não as que são de baixo. O Senhor nos chama para sermos cidadãos de seu Reino. É justamente o que o Senhor fez com Abrão ao dizer a ele: “Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”.
O nosso coração não pode estar envolvido com a idolatria desta terra, ou seja, com os desejos pecaminosos daqueles que são cidadãos desta terra. O Senhor é aquele que quer destruir todas as raízes de iniquidade em nossas vidas e para isso, precisamos renunciar esta vida e esta terra.

Os caminhos que percorremos quando não desejamos mais essa terra são muito áridos e estreitos. São caminhos difíceis, pois são caminhos de renúncia e dor. Deus nos chama assim como chamou a Abrão para sermos modificados, lavados, remidos e perdoados. Abrão, mesmo percorrendo lugares bem distantes de sua terra, conseguia perceber que toda a terra estava pecando grandemente contra o Senhor.
Sodoma e Gomorra foram exemplos na época e são exemplos hoje da destruição que virá sobre aqueles que vivem de forma pecaminosa sem se arrepender. Não podemos olhar como fez Ló, para as coisas belas desta terra e pensar que podemos usufruir sem sermos pegos pela cobiça de possuir mais e mais. Ló observou as campinas verdes e belas de Sodoma, porém, não sabia como os habitantes daquela terra viviam. Então podemos ver coisas belas e prazerosas no mundo, porém, o fim de todas elas é a morte. Muitos hoje em dia não resistiriam à tentação de usufruir de algo do mundo daquela época, porém, Abrão seguia o Deus possuidor dos céus e da terra e decidiu não fazer parte das barbáries praticadas. Abrão já caminhava por fé mesmo sem saber o que era a fé. Ele confiou no Senhor e viveu como amigo de Deus.
 O Senhor fala com Abrão em visão para não temer, pois Ele o Senhor era o seu escudo e grandíssimo galardão. O Senhor é a única herança nesta terra maldita e pecaminosa, terra que não tem prazer no Senhor e se inclina dia após dia diante de outros deuses. Diante da história de fé de Abrão, nos faz refletir e entender o quão necessário é ser amigo de Deus, pois ser amigo de Deus faz toda a diferença.
O Senhor é aquele que faz milagres e maravilhas não importando os tempos, pois Ele é o Senhor do tempo e da eternidade. Ele não é um Deus que mente ou se rebela contra seu povo, Ele é um Deus Santo e visita seus filhos trazendo a paz, misericórdia e graça. Quando Abrão creu que teria um filho mesmo sendo velho, então o Senhor mostrou pra ele que a chave do sucesso espiritual é a fé. Deixemos o impossível para Deus e façamos o necessário que é crer.
Abrão creu no Senhor e isso foi colocado sobre ele como justiça, e o Senhor seria com ele por onde quer que ele andasse. Neste escritos é possível contemplar a grandeza e supremacia do Senhor em todos os seus feitos. O Senhor de fato tem sonhos muito mais altos que os nossos e com isso nós que somos pó, sequer temos capacidade de compreender os caminhos do Senhor. Ele está assentado num alto e sublime trono e quando quer, desce para ver o que os homens estão fazendo. O Senhor dá a recompensa a cada um assim como fez com Abrão, que em seu coração creu no Senhor e, desta forma, ele e sua descendência seriam benditos, pois dele sairia um povo eleito. Deus é um Deus de aliança e compromisso. O Senhor não retorna atrás, Ele é cumpridor de todas as suas promessas.

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário