Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Devocional de leitura anual - Gênesis 8-11





Como é triste encontrar pessoas dizendo “Deus se esqueceu de mim” ou aquelas que acreditam que Deus ainda se lembra de suas vidas, porém, não se importa com o que estão passando.
A bíblia declara que Deus se lembrou de Noé depois de quarenta dias de dilúvio fazendo passar um vento sobre as águas agitadas para que ficassem quietas. O Senhor é misericordioso e compassivo, forte e poderoso, não há ninguém como Ele.  Quando a arca, símbolo de segurança estacionou sobre o monte Ararate, vemos Noé enviando um corvo e depois uma pomba para saber se as águas já tinham baixado. Fato interessante, é que apenas a pomba, mais frágil que o corvo, volta com uma folha de oliveira em seu bico. Essa folha não era por acaso de uma oliveira, pois o azeite, a unção, o poder, a paz e a restauração estavam ali representados e sendo entregues a Noé.

Antes do dilúvio Deus havia falado apenas com Adão e Enoque e, após o dilúvio Ele chama a Noé e com ele mantém um relacionamento, demonstrando sua graça e estima por Noé. O Senhor sempre coloca marcas em nossas vidas para que assim fiquemos identificados como sendo seus filhos. Uma marca para a terra foi o arco-íris. Esta marca ou aliança representa um pacto de Deus com os seres vivos, demonstrando que Ele não destruirá novamente a Terra através de um dilúvio.
Após o dilúvio, Deus começa novamente com Noé e sua família, e na família de Noé podemos aprender algumas coisas. Atitudes impensadas são muito perigosas, e Cam filho de Noé teve uma atitude impensada. A história de Cam e de sua geração foi amaldiçoada por Noé seu pai, com isso ele e toda sua geração se tornariam servos de seus irmãos Sem e Jafé. A atitude impensada de Cam lhe rendeu uma maldição perpétua. Isso nos faz pensar nas atitudes feitas nos dias de hoje, pois poderá refletir por toda nossa vida e eternidade. Algo que achamos ser engraçado ou prazeroso poderá atingir não somente nossas vidas como também daqueles que virão após nossos dias. Sodoma e Gomorra foram cidades fundadas pela geração de Cam. As maldades que lá existiam foram reflexos de uma vida sem propósito de Cam. Babilônia também era fruto da descendência de Cam. A forma de viver pecaminosa nesta grande cidade só atestava a maldade no coração do homem desde sua meninice, como dizem as escrituras. O homem até este momento estava sempre se recusando em reconhecer o Senhor como único Deus, sempre fazendo para si imagens de escultura para adorarem. A torre de Babel foi uma clara demonstração de idolatria e rebeldia diante do Senhor. Eles estavam chegando ao ponto de confrontar ao Deus Vivo, e desta forma, foram todos confundidos colocando sobre eles línguas diferentes, assim eles não conseguiram terminar a obra, foram humilhados e deixaram essa grande idolatria e afronta.
Sem, o outro filho de Noé, teria sua linhagem escolhida por Deus para vir o povo de Israel e também o Salvador Jesus Cristo. Abrão, que descendia da linhagem de Sem, viria ser tomado da terra de Ur dos caldeus, um lugar idólatra e pagão. Neste tempo todos já tinham se esquecido de Deus e estavam se prostrando diante de muitos outros deuses. O Senhor, não por um mero acaso, mas sim para manter uma linhagem, escolhe Abrão para iniciar um povo que andasse diante de sua Face.
Hoje, o Senhor não chama aos cristãos por mero acaso, este é um tempo de grande apostasia e idolatria, e neste tempo o Senhor tem levantado cristãos para que seus propósitos sejam estabelecidos, assim como Ele chamou a Noé, Abraão e todos os outros. Até este momento o Senhor só havia falado com Adão e Noé, mas agora ele passaria a falar também com Abraão.
Deus já usou homens tementes e piedosos no passado e ainda hoje procura aqueles que dizem “Eis-me aqui, envia-me a mim”.

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário