Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Devocional de leitura anual - Gênesis 3-7





No início a serpente era um animal astuto e através dela Satanás saiu a semear suas sementes de corrupção no coração simples e inocente de Eva fazendo-a acreditar em suas mentiras. Eva recebeu as principais sementes lançadas por Satanás, a saber, a cobiça, desconfiança e rebeldia. Satanás também fez Eva acreditar que Deus não teria dito toda a verdade ou estivesse mentindo, pois todas as árvores que o Senhor permitiu que comessem eram boas para comer, porém, a árvore do conhecimento do bem e do mal não era para ser comida. Quando Eva percebeu, ela já havia recebido as sementes lançadas da serpente e não podia fazer mais nada, pois já tinha comido do fruto e dado a Satanás o que ele desejava. As sementes foram lançadas não somente em Eva, mas também em Adão, e assim o conhecimento do bem e do mal se oficializou ao comer do fruto e ao cometer o ato de rebeldia, descrença e cobiça por se parecer com Deus.

Do momento em diante que o homem come do fruto do conhecimento do bem e do mal, ele passa ter um comportamento diferente e assim deixa de ser a imagem e semelhança de Deus para ser a imagem e semelhança de Satanás. É perceptível como Satanás ousou destruir toda a criação, como também o homem, a única criação que recebeu o sopro de Deus. Adão então passa a se abster de suas responsabilidades colocando-as sobre Eva, porém, Deus responsabiliza Adão e também Eva, pois os dois erraram ao consentirem com o maior erro e pecado da humanidade. Depois disso toda a geração de homens e mulheres até os dias de hoje pagariam pelo mal cometido no Éden.
No início da história das origens relatada no livro de Gênesis, Deus havia colocado o caos em ordem, porém, logo depois, Satanás utilizando-se do homem que é a imagem e semelhança de Deus, semeou o caos na ordem. Todas as coisas aos olhos de Deus eram boas, pois todas estavam em ordem, porém, pouco tempo após a queda o caos se estabelece e Deus então se arrepende de ter criado todos os seres viventes na Terra.
No tempo decorrido de algumas centenas de anos, assassinatos, mentiras e muitos outros tipos de pecados já estavam sendo semeado por Satanás e assim o caos ficava cada vez mais presente. A morte tinha então tomado posse da criação de Deus através das Leis conhecidas somente no reino espiritual. O homem, por estar separado de Deus entra em completas trevas de entendimento, fazendo-se orgulho e soberbo, achando que as práticas de pecados abomináveis são desconhecidas para Deus.
O caos pode ser visto na vida dos irmãos Caim e Abel, e assim se tornam exemplos do que é levar uma vida de obras e uma vida de arrependimento. Caim ao levar os frutos de sua terra, queria mostrar a Deus que aquilo que havia conquistado com suas forças era digno, porém, Deus rejeita sua oferta mostrando que Caim não era digno. Abel ao levar uma ovelha que era a primogênita para o holocausto demonstra respeito e arrependimento de seus pecados, considerando-se digno de morte, oferecendo a Deus um animal para que morra em seu lugar. Deus então recebe a oferta de Abel, visto que Abel reconheceu o fato espiritual de sua queda e separação de Deus. Depois de Deus ter rejeitado a oferta de Caim, ele vai e mata seu irmão Abel. O caos se espalhava como fogo em árvores secas.
Naqueles tempos poucos foram os homens que são destacados por andarem com Deus, e o nome de um deles é Enoque. Este homem andou com Deus por mais de trezentos anos e Deus o tomou para si. Enoque foi um exemplo para seu tempo e depois de ser provado e submisso a Deus por muitos anos, experimentou ir para o reino dos céus sem conhecer a morte.  Essa história é uma clara comparação que aqueles que forem convertidos de seus maus caminhos, aceitando a aliança em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, não experimentarão a morte espiritual, e quer estejam vivos ou mortos, irão para a vida eterna no Reino de Deus.
Outro homem que deve ser lembrado é Noé. Ele andou com Deus no tempo em que a destruição de toda alma vivente estava perante a face do Senhor. A destruição era iminente e Noé achou graça diante dos olhos de Deus. Neste tempo podemos ver a primeira vez que Deus se utiliza de sua graça para alcançar uma família. Se não fosse pela intervenção divina, toda a humanidade teria sumido da face da terra. O Senhor usará de sua misericórdia até que Jesus volte para sua noiva, a Igreja.
Noé recebe a difícil tarefa de fabricar uma arca muito grande e que seria capaz de abrigar a todos os animais chamados limpos e não limpos. Noé precisou acreditar em um Deus que a humanidade daquele tempo desacreditava. O caos tinha atingido o coração e a mente de toda a humanidade, porém, Deus encontrou em Noé um coração capaz de obedecer e assim sua família foi salva pela arca construída. Todos os animais que estavam na arca também foram salvos e assim Deus destrói o caos para colocar tudo em ordem novamente.
O Senhor chama todos os povos, línguas e nações para se dobrar diante de seus pés, pois Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
O Senhor Jesus é a porta para o Reino e quem passar por Ele, encontrará vida e paz.
As escrituras dizem: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (Jo 10.9).

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário