Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O marido vai para cruz por amor a sua esposa!



Não pretendo neste momento escrever sobre os deveres da esposa, pois creio que primeiramente quem deve assumir o papel de cristão dentro do lar é o marido. Então o primeiro a estar prostrado aos pés do Senhor Jesus é o marido.

Não pretendo também criar uma doutrina ou um formato de ensinamento engessado, porém, pretendo deixar fundamentado como vejo a salvação da família através do marido que está em Cristo.

O que pretendo também é deixar em poucas linhas e bem definido, qual o posicionamento do marido cristão, pois creio que muitos maridos tem um entendimento um tanto distorcido a luz das escrituras sobre a convivência com suas esposas. Desta forma, o que vou apontar é que não vejo outra possibilidade de uma família dar certo se não for pela renuncia e morte de cruz diária do marido.

O casamento verdadeiramente é algo transformador e do ponto de vista bíblico é impactante o que as escrituras ensinam sobre os deveres do marido e da esposa para que haja crescimento espiritual mútuo.

O noivo, Jesus Cristo, ensinou, viveu, morreu e ressuscitou por sua noiva, a igreja. Então será que é possível pensar que o marido deve ensinar para sua esposa como ela deve proceder, sem antes morrer por ela através de suas ações? Quem ama, morre por tanto amar!

 As esposas hoje em dia estão doentes e fracas espiritualmente. Os maridos ocupam um lugar de chefia em suas casas e não de sacerdotes, que seria o correto. Maridos infiéis, omissos, fracos, mentirosos e mascarados nunca conseguirão ter uma esposa sábia em suas casas, porque a única sabedoria que existe é quanto a uma vida de vaidades.

As esposas conseguem passar mais tempo em shoppings, academias, amigas, igrejas, programas ou novelas, comidas, internet, porém, não conseguem passar horas e mais horas conversando com seus maridos, pois estão entristecidas e cheias de mágoas.

As esposas já não conseguem se sentir amadas, respeitadas, cuidadas, amparadas, desejadas, valorizadas, pois elas apenas conseguem ser vistas como um objeto de valor pessoal para o homem, que por ser cabeça, não as colocam na posição ajudadoras, mas somente como coadjuvante em suas casas. O marido não investe tempo em conversar, em pedidos de perdão ou em momentos de oração junto com sua esposa.

Os maridos passam mais tempo com internet, jogos televisivos, jogos de videogame, filmes, enfim, tudo que possa prendê-los por horas, e assim, continuar a destruir o relacionamento matrimonial.

Com essa breve introdução e procurando não estender muito, destaco alguns versículos logo abaixo, de forma a aprender como o marido deve proceder com sua esposa que é benção na sua vida.

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. (Efésios 5.25-27)

Antes de prosseguirmos, demonstro com o versículo abaixo que tal ensinamento não foge ao contexto do capítulo estudado, pois assim diz a escritura:

SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. (Efésios 5.1-2)

Bom, é sabido que todo homem quando nasce está debaixo da maldição do pecado, portanto, aqueles que estão no mundo jamais poderão agradar suas esposas. Aqueles que já estão em Cristo e o Espírito Santo confirma que já são nascidos de novo, tem a oportunidade imitar a Deus como filhos amados andando em amor.

As escrituras dizem que o perfeito amor lança fora todo o medo, agora, quem é amor? Deus! Então podemos perceber que se o homem verdadeiramente é nascido de novo, então ele será um agente transformador de sua esposa, lançando fora dela todo o medo, ansiedade, depressão, trauma e, tudo que possa estar destruído sua identidade como esposa.

Quando o marido que é verdadeiramente cristão, coloca sua vida na cruz, então ele está semeando a morte carnal, ou seja, ele está desejando ter uma vida espiritual com sua esposa.

Quando o marido deseja renunciar sua própria vida por amor de sua esposa, então ele estará semeando a renuncia em sua esposa, desta forma o marido colherá a renuncia de uma vida carnal de sua esposa, sendo assim, as brigas diminuirão até acabarem por completo.

Mas você marido, está aí achando que isso é fantasia, pois você tentou de tudo e até o momento as brigas continuam normalmente. Você até já se conformou e não gostaria de tentar mais nada! Porém eu te falo algo querido: Se você não renunciar sua vida e crucificar sua carne, primeiro você não é digno do Senhor Jesus e segundo, você não é digno de sua esposa! As coisas vão ficar feias para seu lado! A esposa foi colocada na vida do marido para que juntos possam se aperfeiçoar um ao outro, porém o primeiro a ir para a cruz é o marido.

Agora vamos ao entendimento dos versículos de Efésios 5.25-27

Algumas perguntas:
1) Quem amou primeiro, Cristo ou a Igreja?
R: Cristo. Portanto, maridos, amem suas esposas.

2) Quem morreu primeiro, Cristo ou a Igreja?
R:Cristo. Portanto, maridos, morram primeiro.

3) Quem santificou e purificou a Igreja?
R:Cristo, o noivo. Portanto, maridos, santifiquem e purifiquem suas esposas. Isso quer dizer que os maridos precisam ter uma vida de oração intima com suas esposas. (OBS: Se possível orem de joelhos com a cabeça no chão em frente sua esposa, colocando as mãos sobre os pés de sua esposa).

4) Como Cristo vê sua noiva, a Igreja?
R: gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Portanto maridos vejam suas esposas com orgulho, sem as marcas do pecado, sem a decadência da idade, mas santa e irrepreensível, linda e formosa.

Creio que todo marido genuinamente cristão quer se parecer com Cristo, portanto, deverá se entregar para sua cruz diária por amor de sua esposa.

Agora vamos ao entendimento dos versículos de Efésios 5.1-2

Quando a escritura diz, Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave, quer dizer que Deus aceitou o sacrifício como sendo santo e perfeito.
O marido que se entrega a si mesmo por sua esposa em oferta de sacrifício a Deus está fazendo algo bíblico e esperado pelo Senhor.

Conclusão

Portanto meu querido irmão e marido, hoje é um excelente dia para chegar em sua casa e preparar um momento para estar a sós com sua esposa e orar com ela pedindo perdão por não ter morrido para si mesmo por todos estes anos e, por você ter sido o causador dos problemas conjugais em sua casa.

Em Cristo,

Aislan Vilalba

2 comentários:

  1. Meditação forte e espinhosa! Tenho dito algumas vezes aqui na igreja que muitas mulheres não são santificadas pelos seus maridos. Muitas vêm para o casamento com seus traumas e marcas do passado e seus maridos não são capazes de purificá-las disso. De fato, em nada estão imitando Jesus.

    Deus continue te usando ousadamente, querido irmão Aislan.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa meditação parte da vida que levei e que hoje levo com minha esposa.
      Por muito tempo a fiz sofrer, porém, hoje a faço sorrir e se alegrar, pois hoje sei que meu lugar como marido é na cruz.
      Hoje, eu e minha esposa estamos vivendo em uma constante "lua de mel" ;)

      Amém!! Que o Senhor continue a matar meus sonhos e continue a construir os sonhos dEle em minha vida.

      Abraços querido Pr. Cleilson

      Excluir