Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Devocional de leitura anual - Gênesis 20-23




Deus é Deus do tempo determinado. Como é maravilhoso o legado de fé deixado por Abraão mesmo vivendo em tempos tão difíceis. Os tempos de Abraão eram tão difíceis quanto hoje, porém, em seus dias, a justiça de Deus tinha primazia e a graça vinha somente para os que obedeciam ao chamado dEle. Hoje temos a graça de Deus para todos os povos enquanto Jesus não voltar, contudo, quando Jesus voltar, a graça de Deus se acabará e todos serão julgados segundo suas obras.
Esperar o tempo determinado para receber uma benção é muito difícil. Anos se passaram até que o filho da promessa viesse, com isso podemos ver que o mais importante é esperar na promessa do Senhor, pois como dizem as escrituras: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Nm 23.19). Podemos estar vendo e vivendo um impossível, porém, lembre-se, está sendo gerada em nós uma vida de fé, ou seja, de confiança no Senhor.

Não sabemos qual a intenção do Senhor em fazer em Ismael uma grande nação. Sabemos que todas as coisas tem um propósito certo e agirá conforme a direção dada por Deus. Vemos hoje que o povo que surge a partir de Ismael são os árabes e sua crença está baseada nos escritos do Alcorão. É perceptível que como os filhos de Adão e Eva, bem como os filhos de Noé, tomaram a direção que parecia certa aos seus próprios olhos, ou seja, estavam inclinados e estribados em seu próprio entendimento. Para Deus isso é visto como altivez e soberba, então, é um tanto quanto óbvio que o Senhor os rejeitará, pois os Senhor rejeita os soberbos e altivos.
Como é maravilhoso ver o quanto Deus está próximo de seu povo e de toda a terra, por isso é importante buscá-lo enquanto ainda há tempo. Agar quando foi despedida com seu filho e pouco suprimento (pão e água) de diante de Abraão, percorreu o deserto e lá entrou em desespero, chegando a ponto de não perceber que estava tão próxima a um poço de água. Quando estamos desesperados não conseguimos ver o que se passa ao nosso redor assim como Agar, porém, o Senhor ouviu seu clamor e abriu seus olhos para que pudesse ver que estava diante de um poço de água. Assim, Agar e seu filho Ismael estavam recebendo salvação e livramento de uma morte certa.
Outro fato muito importante é a compreensão do passar por provas, pois é gerado algo eterno quando passamos por provas. O Senhor já sabe o que existe dentro de nós, se o que foi construído é palha ou ouro. Quando o Senhor nos prova, na realidade está nos mostrando através de nossas obras o que existe dentro de nós. O Senhor não precisa colocar uma prova sobre nós para conhecer nossas obras, na verdade Ele a faz para mostrar se o que existe em nós é vida ou morte, terreno ou do alto. Então o fato de o Senhor provar a Abraão mandando-lhe matar seu filho Isaque, resultaria em atribuir a Abraão o título de pai da fé e, para que se sentisse forte e feliz por saber o que de fato existia dentro dele. Deus mostrou para Abraão o que existia dentro de seu coração, a saber, uma fé genuína em seu Deus, capaz de crer que mesmo se seu filho morresse, seu Deus seria capaz de ressuscitá-lo.
Não podemos esquecer que Isaque demonstra a obediência em se tornar um sacrifício vivo no altar de Deus. Isaque poderia sair correndo daquele lugar ao perceber que ele seria o sacrifício, mas Isaque concordou em ser o sacrifício de seu pai Abraão. De modo parecido podemos ver que Jesus também concordou em ser o sacrifício pacífico de Deus para a humanidade. Ele não correu da cruz, antes, amou-a. Como Abraão levou em suas costas a madeira para o sacrifício, assim também Jesus levou sobre si o madeiro em que seria morto.
E não se esquecendo de Sara, que antes de sua morte pôde contemplar que Deus é fiel e sua misericórdia dura para sempre.
Nós cristãos temos um legado de fé relatado nas sãs escrituras. Na carta aos hebreus, capítulo onze, podemos ver grandes homens e mulheres que viveram os milagres, sinais e maravilhas do SENHOR, o Senhor Deus criador dos céus e da terra. 

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário