Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Devocional de leitura anual - Gênesis 24-25




Sou ainda jovem, porém, meus olhos estão adiantados em idade espiritual e, desta forma, posso ver o que o Senhor já fez e ainda haverá de fazer em minha casa e descendência. Lendo as sãs escrituras com o autor Espírito Santo, posso sentir e enxergar quão maravilhoso é o Senhor. Ele foi com Abraão, Isaque e Jacó, e assim também Ele hoje é comigo por meio de Jesus Cristo. Ainda que os meus olhos naturais não contemplem o que ainda há de acontecer, pelos meus olhos espirituais já as contemplo, pois Deus é Fiel. As histórias contadas nas escrituras são a prova que precisamos para crermos que Jesus voltará e com Ele nos encontraremos nos céus.
Nestas passagens contemplo um ensino para os pais quanto à criação dos filhos, pois precisamos guardar e assegurar que a herança do Senhor para esta terra não seja amaldiçoada. Desta forma, além de ensinarmos nossos filhos, precisamos conduzi-los pelo caminho que devem andar, fazendo com que não se aproximem de filhos que adoram a deuses estranhos. Sendo assim, é preciso que a mesma ordem dada a Abraão, Isaque e Jacó, esteja também sobre nossa casa para que nossos filhos não tomem por cônjuges aos filhos dos “cananeus”. 

Como é importante ensinar nossos filhos sobre o Deus criador dos céus, pois eles levarão um legado de fé para outras pessoas e também para sua descendência. Abraão não ensinou somente seus filhos, mas todos os seus empregados, pois através de seu modo de viver e de adorar, todos sabiam que ele servia ao Deus Todo Poderoso.
O fato de Abraão ter pedido que fosse tomada como esposa para Isaque uma mulher de seu povo, faria com que a linhagem abençoada de Sem, filho de Noé, prosperasse. Desta forma, a mulher tomada para Isaque foi Rebeca, uma mulher que fez mais do que precisava quando deu água para todos os camelos do servo de Abraão, com isso, ela demonstrou humildade e submissão. As filhas de hoje precisam aprender a serem mulheres honestas, humildes e submissas, pontos estes que são muito falhos no caráter das mulheres do século XX e XXI.
Os olhos de todos estão postos naqueles que dizem servir ao Deus Todo Poderoso. Eles querem aprender sobre este tal Deus. Foi assim com Abraão e seus servos e assim também será nos dias de hoje. No trabalho ou na família, todos colocam os olhos naqueles que professam uma fé no Deus da Bíblia e não em imagens produzidas pelas mãos dos homens ou em religiões criadas por homens. O Senhor chama um povo que ande em Sua presença e seja perfeito, para que assim, outros povos e nações percebam que existe somente um Deus e que Ele é o Todo Poderoso.
Algo muito anunciado por Deus a Abraão foi a palavra “semente” e com ela o ensinamento da colheita. Abraão semeou uma vida reta e perfeita diante de Deus, com isso, os frutos eternos foram colhidos na vida de Isaque, seu filho, que estava atento ao modo de vida de seu pai. Um dos frutos que até o hoje é necessário, se chama vida de oração. Isaque sabendo que sua amada esposa não era fértil se colocou diante de Deus orando insistentemente, e as escrituras dizem que Deus ouviu sua oração. O tempo de insistência e fé de Isaque foi de vinte anos. O que poderia parecer algo terrível na verdade valeu de testemunho de uma vida de fé no Deus Todo Poderoso. A linhagem da promessa aconteceu pelas várias intervenções divinas e, do mesmo modo, a vinda do messias se deu de forma poderosa e divina.
Hoje, muitos ignoram e desprezam a presença de Deus e o trocam por “pratos de lentilhas”, ou seja, por nada. Quanto vale um manjar diante de promessas de vida e paz?
Esaú vendeu sua primogenitura por um “prato de lentilhas”. Ele desprezou com absoluto desdém as promessas de Deus sobre a linhagem de Abraão e Isaque. Muitos hoje desprezam o direito da vida eterna em Jesus Cristo para ter uma vida de egoísmo e cheia de vontades mundanas. Não sabem que estão desperdiçando e recusando a maior promessa feita por Deus a humanidade, pois assim está escrito: “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo 3.17).
Todos os que desprezarem o direito a vida eterna enquanto ainda estão vivos não poderão voltar atrás depois que souberem a quem rejeitaram, a saber, Jesus Cristo, Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Esaú depois de perceber o que fez, não pôde mais voltar atrás, pois sua primogenitura havia sido vendida para satisfazer seus desejos momentâneos. Hoje, muitos crentes buscam os desejos momentâneos de uma vida de mentira, lascívia, glutonarias, bebedices, adultérios, e muito mais, mesmo sabendo que estão trocando a vida eterna por prazeres momentâneos que os levarão a uma eternidade longe de Jesus.
Todos os povos, tribos e nações que rejeitarem a Jesus Cristo, ou seja, o direito a vida eterna, farão como Esaú que se arrependeu e se lamentou. Portanto, muitos chorarão e se lamentarão na vinda de Jesus Cristo porque seus olhos contemplarão o que perderam.

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário