Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Devocional de leitura anual - Gênesis 26-28




Havia fome na terra de Canaã nos tempos de Isaque, assim como nos tempos de Abraão. Essa fome se trata de escassez de alimentos, porém, não existia somente essa fome por alimentos, mas também fome por conhecerem o Deus Todo Poderoso. Os povos naquela época serviam cada um a seus deuses e assim passavam necessidades por ignorarem ao Deus verdadeiro. Então Isaque que teve vontade de ir ao Egito por ser um lugar mais favorável, acabou ficando no lugar de fome a pedido de Deus. Neste lugar de fome, Isaque tem experiências com o Deus de seu pai e assim a fé de Isaque também é fortalecida e provada.
É claro que a prova de fé para Isaque era mostrar pra ele mesmo em quem ele cria. Ele estava percebendo que andar com o Deus verdadeiro fazia toda a diferença, pois em tempo onde existia fome por não estarem produzindo e colhendo, Isaque por sua vez, tudo que semeava produzia, porque o Senhor era com ele. As escrituras dizem: “E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso” (Gn 26.13).  As escrituras afirmam que Isaque ficou tão rico e poderoso que os filisteus o invejavam.

Tomamos como exemplo a vida de Isaque que foi muito provada em tempos muito difíceis. Uma das grandes provas foi andar por lugares assolados e liderar um povo enorme com muitos animais. Isaque passou por grandes desafios e só os venceu por ter alicerçado sua confiança no Deus que nunca falha. A fé de Isaque foi testada a todo instante, pois até mesmo os poços que seu pai Abraão havia deixado estavam todos entulhados e cheios de terra. Isaque fez questão de cavar novamente e colocar os mesmos nomes que seu pai havia colocado, e as escrituras dizem: “Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas” (Gn 26.19).
Agora uma pausa para lembrarmos que quando Jesus estava a caminho da Galiléia precisou passar por Samaria, e lá ele se assenta junto a uma fonte que era herança de Jacó. Uma mulher de Samaria aparece junto à fonte, e o Senhor Jesus diz que se ela soubesse quem ele era, ele lhe daria água viva. Então logo ela pergunta: “És tu maior que nosso pai Jacó [...]?” (Jo 4.12). O resto da história você pode ler na integra em João 4.1-30 e perceberá que Jesus estava realmente dizendo que ele era as águas vivas. Isso é glorioso!
O lugar onde Isaque estava era um lugar dado por Deus por herança e a fonte de águas vivas já refletia a glória da vinda do messias que saciaria a sede de todo o seu povo eternamente.
A história de Esaú reflete a vida daqueles que sabem possuir uma herança, mas a desprezam, e a história de Jacó, daqueles que não tem herança alguma, porém, fazem tudo para obter uma. Esaú foi displicente quanto à sua herança material e espiritual, porém, Isaque recebeu a benção de Deus e a responsabilidade de passar a benção para o filho primogênito.
Depois da venda de sua primogenitura por um prato de comida, Isaque, já velho, chama Esaú para ser abençoado, porém, quem recebe as bênçãos é Jacó, pois havia recebido de Esaú sua primogenitura. Jacó recebe as bênçãos de forma ardilosa e irresponsável, pois consentiu com sua mãe em enganar a Isaque que já estava velho e cego.
Como sabemos, o que se semeia também se colhe, e com Jacó não foi diferente, pois quando teve que ir embora para a família de Labão, irmão de sua mãe Sara, este o engana e o faz ficar por quatorze anos trabalhando para obter a mão de sua amada Raquel.
No caminho para a cidade onde vivia seu tio Labão, Jacó se deita, dorme e tem um sonho. Neste sonho ele vê anjos subindo e descendo, e o Senhor estava acima da escada e se apresenta como sendo o Deus de Abraão e Isaque, e diz que aquela terra que Jacó está deitado seria dele e de sua descendência.
Naquele lugar, depois que Jacó acorda, ele pega a pedra que colocou como seu travesseiro e a coloca por coluna, derramando azeite em cima dela. Assim ele consagra aquele lugar a Deus.
Um fato importante e interessante que podemos pegar para nós ainda hoje é como ele fala com Deus. Jacó faz um voto ao Senhor dizendo que se o Senhor fosse com ele na viajem, o guardando, lhe dando pão, vestes para vestir, e o fizesse retornar em paz para a casa de seu pai, então o Senhor ser-lhe-ia por Deus e tudo quanto ele tivesse, certamente daria o dizimo para o Senhor.
Quantos de nós poderíamos pedir somente o que Jacó pediu a Deus e ficar realmente feliz? Talvez alguns ou nenhum de nós. O fato é que precisamos ver Deus como nossa herança e maior tesouro. Precisamos ser cidadãos do reino do Senhor e não desta terra cheia de violência e rebeldia.
Ter uma vida modesta e piedosa nos fará enxergar que só o Senhor é a nossa fonte e dele provém nosso sustento, nossa segurança e nossa paz. Que fiquemos contentes tendo pão, vestes para vestir, segurança e paz que somente nosso Senhor pode dar.

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário