Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Devocional de leitura anual - Gênesis 29-30




Existe amor à primeira vista? Sim, existe. Que história linda a de Jacó e Raquel.
O momento na vida de Jacó era de fugitivo, pois tinha fugido de sua terra para não ser morto por seu irmão Esaú. Jacó havia pegado a primogenitura e a benção patriarcal e, agora precisava ir para terra de seu tio Labão para dar tempo para seu irmão Esaú perdoá-lo.
Quando Jacó chega à terra de seu tio Labão, se depara com a mulher mais linda que já havia visto, sua futura esposa, Raquel.
Como é maravilhoso poder sentir amor à primeira vista. Creio que quando o Senhor fez a Adão, Ele o amou como filho, e este amor é visto até aos dias de hoje, pois o Senhor nos amou de tal maneira que entregou seu único filho por nós pecadores.

O engano que Jacó sofre com seu tio Labão é uma colheita muita amarga. Ele passou perto de ter que trabalhar quatorze anos por Rebeca. Porém, Labão entrega Rebeca por um trabalho de sete anos e uma semana. Jacó pôde sentir o que é ser enganado e trapaceado. Acredito que quando Deus muda o nome de Jacó para Israel, Jacó já estava com seu coração quebrantado e mudado.
Raquel e Lia tem seus filhos na terra seu pai Labão. Interessante que todos os nomes dos filhos refletem os sentimentos delas. O nome do primeiro filho de Lia é Rúben, pois o senhor atendeu a aflição dela, e por isso o seu marido agora vai amá-la. Quantas mulheres hoje em dia tem essa aflição de espírito, que desejam ser amadas por seus maridos, mas não pedem ao Senhor. Também existem os maridos que gostariam muito que suas esposas o amassem, porém, não pedem ao Senhor. Então neste pequeno exemplo podemos ver que o Senhor atende as orações feitas pelos nossos corações.
Também podemos ver que até este momento, Abraão, Isaque e Jacó, aceitaram o “jeitinho” que suas esposas estavam dando quando perceberam que eram estéreis. Quando Sara, Rebeca e Raquel percebem que são estéreis, dão suas servas a seus maridos, para que através das servas pudessem dar filhos aos seus maridos. Quando que Deus precisa de ajuda? Nunca. Mas quando os homens tentam ajudar a Deus semeiam muitas incertezas e incredulidade, com isso, Deus precisará arrancar as raízes da incredulidade e semear as sementes da fé em nossos corações e assim ir provando e nos mostrando em quem estamos crendo, se em nossas forças ou na força do Senhor.
Outro caso de ajudar Deus à sua própria maneira é caso das varas verdes de álamo e de castanheiro, para que os rebanhos de cabras dessem malhados e salpicados. Quem fez os rebanhos aumentarem em número de malhados e salpicados não foram as varas, mas sim o Senhor. Um exemplo disso hoje em dia são “pastores” que dizem que sal grosso espanta mal olhado ou que uma flor ungida trará paz para sua casa. Quem repreende a Satanás ou quem nos traz a paz é unicamente o Senhor.
Abraão, Isaque e Jacó foram homens normais e tinham que ser provados para saberem o que havia em seus corações. Muitas vezes falamos que amamos ao Senhor e que faríamos tudo que ele mandasse, porém, o Senhor conhece nosso coração e se o que dizemos é verdade ou não, Ele sabe. As provas que Deus aplica em seus filhos, fazem refinar e purificar a fé, esperança e amor.
O Senhor ainda fala para seus filhos para andar em Sua presença e ser perfeito.

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário