Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Devocional de leitura anual - Gênesis 31-32




Pecados que foram feitos em um período de incredulidade e de vida pagã deverá ser colocada diante do Senhor. O Senhor sabe muito bem como nos curar de pecados praticados em tempos de escuridão de entendimento.
Eu sou o Deus de Betel. Quando Jacó ouve o Senhor lhe dizendo que é o Deus de Betel, talvez ele não tivesse entendido que Deus estava dizendo que ele, Jacó, era morada do Senhor. Jacó tinha permitido que Deus trabalhasse em seu caráter e com isso Jacó se torna propriedade de Deus, ou melhor, a Casa de Deus. Isso é um ato profético do que ocorreriam alguns séculos depois, pois todos nós hoje somos o templo de Deus.
No templo de Deus não pode haver outros deuses, e se houver, então o Senhor os tirará para fora para que sejam envergonhados. Aqueles que praticam pecados antes de conhecer a Deus terão que ser envergonhados, pois terão que passar pela humilhação. Jesus foi humilhado e depois disso foi exaltado. Quem procura ser exaltado com pecados abomináveis em oculto será severamente abatido pelo Senhor, porém, quem não foge da humilhação na conversão ao Senhor, será exaltado por Ele e receberá a marca do sangue de Jesus que é a marca de aceitação da vida de Cristo.

Jacó saiu corrido das terras de Isaque seu pai para não ser morto e agora saía corrido das terras de Labão temendo um desentendimento e que Labão quisesse matá-lo. Diante disso podemos ver o trabalho de Deus na vida de Jacó para que ele pudesse confiar no que Deus havia lhe falado por sonhos, porém, Jacó diante das tribulações e provas insistia em confiar em sua própria maneira de viver. Deus estava-o ensinando a depender somente dEle.
Após a fuga de Jacó, Labão vai atrás dele e o alcança depois de três dias, e desta forma, Deus mostra para Jacó que fugir dos aparentes problemas não é a solução. Deus lhe mostra que é preciso resolver seus temores e confiar no Senhor, e este tipo de vida pode ser visto muito hoje em dia, onde pessoas tentam resolver seus problemas fugindo deles.
Muitos pais que enfrentam problemas com filhos incrédulos que vivem em completa escuridão, não conseguem crer que o Senhor seja capaz de mudar a história de seus filhos. Jacó teve toda a sua história mudada e até mesmo seu nome foi mudado. Isso mostra a profundidade das mudanças que Deus fez na vida de Jacó.
Em nossos dias é possível ver Deus operando suas maravilhas, assim como vemos na história da vida de Jacó. Ao retornar para as terras de seu pai, ele fica sabendo que seu irmão Esaú vem ao seu encontro com quatrocentos homens, e o que Jacó esperou foi pelo pior. Deus já havia se mostrado para Jacó diversas vezes em sonhos e até deixou que pudesse ver seus anjos, fez maravilhas e mesmo assim Jacó, de forma insistente, se agarrava aos seus temores.
Jacó sabia que seria difícil seu irmão Esaú aceitar suas desculpas e com isso, ele prepara um presente para seu irmão de forma a recompensá-lo pela perda da primogenitura.
Antes de ir ao encontro de seu irmão Esaú, Jacó tem um encontro inesperado com Deus em um vale, e neste vale ele luta com Deus para ser abençoado. Jacó até aquele momento era um homem temeroso e que havia trapaceado em muitos momentos, porém, naquela luta com Deus ele se vê inclinado a lutar pela benção ao invés de correr ou trapacear para conseguir a benção. Com isso Jacó tem sua coxa deslocada e sai daquela luta manquejando. Durante toda a sua vida ele mancaria, pois Deus o tocara. Que hoje possam existir aqueles que desejem “manquejar” por toda sua vida.

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário