Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Devocional de leitura anual - Gênesis 33-35



Do que serve ter um encontro com Deus se não houver uma transformação externa? Não existe homem que seja incorrigível para Deus. Jacó precisava ser mudado e foi mudado por dentro e por fora. O seu caminhar nunca mais foi o mesmo depois de um real encontro com Deus. Hoje em dia, existem congregações que investem em retiros que levam o nome de encontro com Deus, porém, estes encontros são feitos por homens e não por Deus. Não é o homem que define o dia e hora para encontrar Deus, mas sim Deus, que pela sua infinita misericórdia, encontra o homem para transformá-lo a imagem e aparência de Cristo.
Um dos atos visíveis da mudança de Jacó foi o ato de se inclinar sete vezes enquanto seu irmão Esaú ia se aproximando ao seu encontro. Talvez ele estivesse envolto de medo e pavor, porém, ele não fugiu e permaneceu esperando seu irmão. Quando Jacó confiou no Senhor e se prostrou em terra, seu irmão fez algo que ele jamais esperaria, ele o abraçou, o beijou e chorou. Deus também nos surpreendeu com sua graça e seu perdão sem que merecêssemos, pois ao oferecer Jesus ao mundo, ofereceu um favor imerecido a todo o ser humano, que na verdade merecia a condenação. Nunca poderemos recompensar a Deus pelo que Ele fez, porém, podemos aceitar sua oferta de amor com gratidão.
Jacó como líder, era o responsável pela segurança, alimentação e direção espiritual de sua família, contudo, ele não esperava que sua antiga prática de vida como trapaceiro e mentiroso havia sido aprendida por seus filhos. Depois que Diná havia sido violentada, Simeão e Levi vingam a violência sofrida por sua irmã trapaceando muitos homens ao dizerem que estava tudo bem com o que tinha ocorrido, porém, eles estavam planejando matar todos os homens do povoado do homem que havia violentado sua irmã. Simeão e Levi, mesmo sendo repreendidos por seu pai Jacó, continuaram achando que tinham feito bem ao vingar a violência feita a sua irmã, pois diziam: Devia ele tratar a nossa irmã como uma prostituta?
Como líder, Jacó era a direção espiritual do povo que o seguia, então ele diz a sua família para tirarem os deuses estranhos que havia no meio deles, a fim de que pudessem se purificar. Ele também pediu para que mudassem suas vestes. Esse é um claro pedido de Deus até nos dias de hoje. O Senhor nos pede para retirarmos os deuses estranhos de nossos corações, nos arrependermos e mudarmos nossas vestes. As vestes da noiva de Cristo não devem ser de uma prostituta, mas sim de uma rainha. É preciso haver uma preparação da noiva para a chegada do noivo. A igreja de Jesus precisa se preparar para se encontrar com Ele nas alturas. Será que estamos com as vestes novas?
Pela quinta vez, quando Deus encontra Jacó, Ele muda o nome de Jacó para Israel. Essa mudança era necessária para que as bênçãos do Senhor viessem em sua completude. O caráter de Israel estava sendo refletido em sua mudança de nome. Interessante notar que somente depois de uma transformação genuína é que vem a mudança de nome. Hoje, não é preciso um profundo toque de Deus na vida de um homem para que Ele possa se tornar um pastor. Há algum tempo, os homens elegem outros homens para serem pastores e não o Espírito Santo. Os pastores deveriam ter um profundo toque de Deus em suas vidas para se tornarem a imagem e semelhança de Cristo antes de irem para cima de um púlpito.
Israel, ao voltar para sua terra, ainda teve tempo para encontrar seu pai vivo. Isaque haveria de morrer com cento e oitenta anos, farto de dias e nos olhos a alegria de ver que tudo o que Senhor havia lhe falado estava ocorrendo.

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário