Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Devocional - Levítico 5-7




JESUS, oferta Santa e Eterna

As pessoas são essencialmente boas ou más? As pessoas pecam? Sem entrar no campo filosófico, existem muitas que se dizem boas por nunca terem roubado ou matado, porém, o que pode ser visto, é que por estarem vivendo uma vida em trevas não percebem que já roubaram e mataram muitas vezes, não pessoas, mas sim, sonhos. Portanto, desta forma podemos pensar que o homem é naturalmente mau e pecador, pois o dia-a-dia do homem é cobiçar, mentir, adulterar, etc., etc. O pecado não atinge somente as esferas natural e temporal, mas também a espiritual e eterna. Os homens estão presos ao pecado que sentem em seus corações, sentindo o enorme peso que seus pecados produzem. Desta forma, alguns destes pecadores que não conhecem as boas novas da libertação do pecado, procuram através das tradições ou ensinamentos diversos, alguma forma de se verem livres do poder do pecado.
A história da vida de Guilherme Carey (nome em português) coloca os atuais cristãos contra a parede no que se refere a pregar o evangelho, pois Guilherme não aceitou o fato de haverem muitos indianos que morreriam sem ter a oportunidade de ler o evangelho em sua própria língua. Quando ele chegou à Índia, descobriu um sistema religioso complexo onde também eram válidas as tradições, e, nestas tradições, eram vistos desde bebês que eram jogados no rio Ganges para aplacar a ira dos deuses, até esposas que deveriam ser queimadas vivas caso seus maridos viessem a falecer. Por muitos anos Guilherme lutou contra estas praticas divulgando o evangelho para esses povos.
Todos os povos, línguas e nações, por mais afastados que estejam do único e verdadeiro Deus, sentem a necessidade de fazerem sacrifícios. A prática de ofertarem alimentos ou até mesmo sangue humano se faz para satisfação de seus deuses. No entanto, aqueles que recebem o evangelho, percebem que o verdadeiro Deus não se interessa por sacrifícios imperfeitos, mas sim, por um sacrifício perfeito que Ele mesmo fez, pois a oferta de Deus para o mundo foi o seu melhor, seu único filho, Jesus Cristo. Portanto, para que os povos consigam entender sobre o favor imerecido de Deus para o mundo, precisam saber sobre o pecado e culpa que todos têm diante de Deus, o Senhor.
As escrituras dizem: “Quando alguém pecar [...] oferecerá pelo seu pecado” (Lv 4.2,3). Isso quer dizer que quando alguém trazia uma oferta era porque estava reconhecendo seu pecado diante dos homens (sacerdotes) e de Deus. O reconhecimento do pecado era essencial, pois diante de Deus todos pecam continuamente e estes pecados precisam ser expiados, pois para Ele temos uma dívida como de criminosos, nos declarando culpados e condenados a morte, assim como está escrito nas escrituras: “Porque o salário do pecado é a morte [...]” (Rm 6.23). Então, nos tempos de Moisés, Israel levava um sacrifício imperfeito até Deus e pedia que seus pecados fossem apagados, porém, eram necessárias outras ofertas porque o povo pecava continuamente diante de Deus.
Estar convicto de seus pecados é essencial, pois sem isso o valor da oferta passa a ser nula, não importando o quão perfeito ela seja. Desta forma, os pecadores precisam se arrepender das práticas de pecados de sua vida imunda e suja, para assim se converter a Cristo, o sacrifício perfeito para sempre. Jesus, o sacerdote perpétuo, é o que está intercedendo diante de Deus (Hb 7.25). Jesus é o Sumo Sacerdote que passou por tudo que estamos passando, porém, sem pecar. Ele está assentado à direita de Deus e por ter expiado os pecados dos cristãos (Hb 10.12), Deus oferece sua graça, assim como está escrito nas escrituras: “[...] o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 6.23). Hoje a diferença entre ser cristão ou ter qualquer outra forma de crença, é que os cristãos aceitaram o sacrifício de seu Deus, e os de outras crenças continuam a levar um sacrifício imperfeito e sem valor algum para expiação de seus pecados.
O que é importante e talvez confuso, é que na verdade todas as ofertas feitas nos tempos de Moisés e também depois, não tiravam os pecados (Hb 10.4), mas somente apontavam para Jesus Cristo, o verdadeiro sacrifício que tiraria os pecados.
O que um homem precisa para ser expiado de seus pecados e de suas culpas? Bem, primeiramente precisa reconhecer que é pecador e que se morrer levará sobre si a recompensa pelos seus erros. Depois disso, é necessário orar e pedir que Jesus Cristo possa reinar em toda a sua vida e de todas as formas e, por fim, procurar um sacerdote de Deus para que possa ser doutrinado e ensinado a como ter uma vida santa, reta e pura diante dos olhos do Senhor, jejuando, orando e lendo as escrituras.
Salvação é algo instantâneo, contudo, ela é vivida através da santificação diária, pois todos os dias nossos corações recebem o peso da santidade do Senhor, nos fazendo ter consciência dos pecados cometidos diariamente, com isso, se faz necessário manter uma vida de retidão diante do Senhor. Em Cristo Jesus toda nossa culpa e pecado já foram perdoados, para glória de Deus, bendito eternamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário