Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Devocional - Levítico 8-9




Obedeça às Suas ordens!

Está escrito nas Sagradas Escrituras: “[...] Isto é o que o SENHOR ordenou que se fizesse” (Lv 8.5). Moisés foi muitas vezes bem enfático ao repetir os dizeres que “tudo havia sido feito conforme a ordem do Senhor”. Moisés, além de saber o que deveria ser feito, também teve temor para executar conforme todas as ordens do Senhor. Agora, pensando como vivem os sacerdotes de hoje, aqueles que se chamam de pastores, profetas, apóstolos: será que sabem o que deve ser feito, e, se sabem, será que fazem? E, será que eles vivem com temor em seus corações para não estarem com as mãos sujas diante do Senhor?
Como é perceptível a degradação moral e espiritual daqueles que se dizem pastores ou apóstolos! Homens que seguem seus próprios caminhos e criam diversas doutrinas a partir das escrituras. São amantes de si mesmos indo até o deus deste mundo e com ele fazendo alianças.
As Escrituras apresentam muitas linhas sobre como poderíamos reconhecer esses falsos pastores e apóstolos, que a bem da verdade, são ordenados e chamados por homens e não por Deus, o Senhor. Tem aparência de piedade e de santo, porém, vivem desordenados e fogem de uma vida santa e reta diante de Jesus Cristo.
O verdadeiro pastor que deu a sua vida pelas ovelhas, Jesus Cristo, tem chamado os verdadeiros servos que irão auxiliá-lo nos campos que estão brancos e prontos para serem colhidos. Servos que estarão continuamente em sua presença e se deleitarão somente em buscar o Senhor de dia e de noite. Jesus é a água viva que purifica o pecador e lava toda a iniquidade. Os verdadeiros servos do Senhor, antes de serem separados, ordenados e santificados, passam por uma purificação moral.
Como saber qual a vontade do Senhor? Ele está dizendo sim ou não? O que devemos fazer quando não sabemos em qual direção andar? O Senhor conhece os caminhos do homem e Ele quer endireitar as suas veredas. Somente quem tem um coração quebrantado e contrito, que se humilha e reconhece que só o Senhor é Deus, poderá entender qual a direção e resposta do Senhor. Arão e seus filhos tinham duas pedras sagradas no peitoral de suas roupas, o Urim e o Tumim, que transliteradas do hebraico querem dizer luzes e perfeições, e juntos, seus nomes significam perfeito conhecimento. Alguns teólogos acreditam que estas pedras ou objetos, quando utilizados pelos sacerdotes na presença de Deus, representavam a confiança deles em receber a ordem e direção de Deus.
Arão e seus filhos precisavam fazer uso destes objetos para receberem as orientações divinas, pois somente Moisés como profeta e líder tinha acesso a Deus para conversar face a face. Hoje, não precisamos fazer uso de tais objetos, pois temos a revelação completa de Deus por escrito, temos o perfeito conhecimento, e desta forma, não há motivos para uso deste tipo de recurso, a saber, Urim e Tumim.
Ser um sacerdote implicava ser separado, santificado e adequado para o serviço a Deus e assim sendo, deveria ter uma vida que refletisse Deus, o Senhor. O que se pode ver hoje em dia é que os sacerdotes das igrejas, chamados pastores, foram separados e adequados, porém, quem os santifica? O Senhor é claro. Mas eles buscam a santificação? A grande maioria não. Vivem sem temor de serem lançados nas trevas exteriores por terem dispersado a muitas ovelhas do Senhor Jesus. As escrituras dizem: “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. Portanto, assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR” (Jr 23.1-2).
Hoje, quando estes sacerdotes se aproximam de Deus de forma descuidada, sem qualquer reverência ou sem cumprir as instruções que Deus determinou para os santos, não são mortos instantaneamente como acontecia nos tempos de Arão porque hoje temos Cristo Jesus que intercede diante de Deus; porém, virá um tempo onde eles terão que dar conta das ovelhas perdidas do Senhor e serão lançados para longe da presença de Deus.
O altar dos holocaustos era um lugar santo e que deveria permanecer santo, pois seria o lugar onde se queimariam as ofertas para expiação dos pecados. A consagração deveria ser completa e conforme as orientações de Deus. Hoje, nosso coração é o altar de Deus que habita em nós, e é o que precisa ser consagrado e oferecido ao Senhor, pois neste altar não podem ser queimadas ofertas para outros deuses, e, nem mesmo, fazer ofertas de forma desorientada e sem ordem. Como dizem as escrituras: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23). Este provérbio retrata bem no que resultará caso não guardemos nosso coração de buscar as coisas do mundo, pois se assim acontecer, a morte eterna sobrevirá e ninguém poderá escapar.
Quando Moisés e Arão haviam feito tudo conforme a direção de Deus, o Senhor apareceu diante de todo o povo e dele saiu um fogo que consumiu todas as ofertas que foram lançadas no altar de sacrifícios. A importância de fazer as obras conforme toda orientação de Deus é crucial para haver o derramamento do Espírito Santo sobre toda carne, a fim de capacitar os santos a resistir às provações e tribulações, pois essas coisas ajudam a purificar nossa fé e tornam-na genuína como o ouro.
Está escrito nas Escrituras: “[...] sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; porque o nosso Deus é um fogo consumidor” (Hb 12 28-29). 
Que o Senhor consuma todas as impurezas do nosso coração, a fim de torná-lo Seu altar e nele ser oferecida somente oferta de adoração ao Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário