Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Devocional - Levítico 13

Leprosos espirituais I
Uma das doenças mais temidas da época antiga era a lepra, e, aquele que fosse acometido por ela, certamente sofreria vagarosa e lentamente, pois se tratava de uma doença incurável, e desta forma, ela era vista por todos como algo terrível e ninguém gostaria de estar perto ou até mesmo tocar em alguém que tivesse lepra.
 Os primeiros sinais da lepra são apenas algumas manchas, porém, depois de algum tempo, ela evolui para a perda da sensibilidade, fazendo com que a pessoa tenha machucaduras e não as perceba, e desta forma, sofre ferimentos pela pele, estando suscetível às mais variadas infecções. Esta doença também pode evoluir para deformidades, perda muscular e até mesmo eventuais paralisias.
Desta grave doença podemos traçar um paralelo com o pecado, pois o pecado é tão imundo quanto qualquer doença grave. Diante disso, a escritura se coloca de forma maravilhosa, pois qual foi o pedido feito por Deus para aqueles que percebessem que estavam com a lepra? Bem, quem percebesse que estava com alguma mancha ou uma inchação na pele, deveria procurar o sacerdote para que pudesse ser diagnosticado, porém, alguns não faziam isso temendo serem expulsos do acampamento dos israelitas.
Então, assim como o Senhor deixou orientações claras a respeito dessa doença, Ele também deixou orientações claras a respeito do pecado,  tão grave quanto a lepra, pois aquele que não foi remido e curado por Jesus, está espiritualmente morto. Assim como a lepra está para o corpo, o pecado está para a alma. Aqueles que tinham lepra eram lançados para fora do acampamento de Israel. Da mesma forma, aqueles que hoje não forem curados e remidos do pecado não poderão viver no reino do Senhor Jesus Cristo.
Qual tem sido a reação daqueles que estão cheios de lepra (pecado) e vivem dentro da igreja se escondendo e temendo que alguém os descubra? Bem, eu, que escrevo este devocional, não ficarei imparcial, pois não posso deixar de escrever que vivi muitos anos dentro da igreja temendo falar que estava cheio de pecado, porém, pela graça do Senhor eu tive uma esposa virtuosa que nos momentos difíceis intercedeu por mim e hoje vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim.
Os leprosos espirituais estão escondidos dentro da igreja colocando suas máscaras e roupas espirituais para passarem despercebidos pelos sacerdotes. Eles temem ficar isolados caso digam que são leprosos, entretanto, estão em uma jornada rumo à separação eterna de Deus. Alguns até procuram ajuda, porém, escondem as principais erupções da doença que estão acometidos. Então, será que estão passivos diante desta grave doença que se chama pecado? Estão sendo negligentes? Algo é tão certo como a vinda do Senhor Jesus: doença significa deterioração e morte!
Qual a intenção em levar os leprosos até os sacerdotes? Para que fosse diagnosticada a tempo de não se espalhar por todo o povo uma grave doença. Qual a intenção de alertar os leprosos espirituais que estão acometidos de uma doença que os levarão para um lugar de choro e ranger de dentes? A intenção é alertar para que se preocupem com o que estão pensando sobre os seus pecados, pois ao deixar de confessá-los, não obtém a cura e redenção do poder do pecado, a saber, a morte eterna. O pecado é avassalador! Ele cresce gradativa e lentamente! A dor de ser um cristão de aparência é muito maior que a dor da humilhação ao ter os pecados revelados e expostos!
Os pecadores não precisam temer o escândalo ou a vergonha, pois Cristo se tornou escândalo para os judeus, ou seja, o povo para qual Jesus veio e não foi recebido. Então, muito mais nós pecadores, não devemos temer os escândalos que poderão surgir após expor os pecados, pois assim está escrito: “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos” (I Co 1.23). E outra vez as Escrituras declaram: “Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.”  (Lc 9 : 26)
Sendo assim, que possamos estar atentos a qualquer mancha em nossas almas, a fim de levá-las a Cristo, pois Ele tem todo poder nos céus e na terra e, de modo nenhum lançará fora o pecador que vier a Ele, pois assim está escrito: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hb 4.15-16).
Ainda há tempo para todos os leprosos clamarem pelo milagre da redenção e salvação, pois não existe nada impossível para Deus, o Senhor.

2 comentários:

  1. Realmente, meu irmão, o pecado também é assim, ele começa lentamente, corroendo a alma do indivíduo, até que por fim, ele esteja totalmente corrompido e contaminando outros a seu redor. Excelente texto, que Deus continue lhe usando para limpar a alma de seus leitores.

    Abraço fraternal.

    ResponderExcluir
  2. É verdade meu irmão. Esse texto retratou muito a minha vida e o próximo devocional que trata de Lv. 14-15 também. E é bem isso que você disse, o pecado contamina a todos que estão próximos.
    E amém. Que o Senhor continue a nos lavar e purificar.
    Abração querido irmão ;)

    ResponderExcluir