Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Devocional - Levítico 10-12


Ordem e Santidade

Não demonstrar pesar e continuar adorando ao Senhor em momentos de perda, é realmente muito difícil. O sentimento de perda normalmente é algo irreparável, e, manter-se firme no Senhor sem murmurar ou pensar de forma herética é realmente imprescindível. Ele sabe o que deve ser feito e o porquê, diferente de nós pecadores que não sabemos como será o dia de amanhã. Então, como se comportar diante da morte de um ente querido? Como suportar a perda de um grande sonho pessoal? Bem, o apóstolo Paulo deixou escrito algo de grande valor para todos os cristãos, a saber, “mas o que para mim era ganho, reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo” [Fl 3.7-8].
O que representou para Arão a morte de seus filhos Nadabe e Abiú? Como ele se comportou diante do fato de saber que Deus havia se irado com seus filhos a ponto de consumi-los com seu fogo? Com toda certeza Arão teve muita vontade de rasgar suas vestes e se lamentar e chorar, porém, o Senhor o repreendeu para que nem mesmo  seus filhos lamentassem, pois certamente morreriam. O Senhor tratou com seus sacerdotes de forma aparentemente muito dura, porém, necessária, pois, o que poderia ocorrer caso Nadabe e Abiú continuassem vivos mesmo após terem colocado fogo estranho no incensário? Com certeza iriam continuar tendo uma vida desordenada e pecaminosa, não guardando os preceitos do Senhor e se desviando de seus compromissos como sacerdotes do Deus Todo Poderoso; além disso, incentivariam os outros sacerdotes a fazerem o mesmo. As escrituras dizem: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” [Gl 6.7].
O Senhor sempre fez questão de deixar Israel bem informado quanto aos seus deveres como povo. Suas vidas dependiam da obediência à vontade do único e verdadeiro Deus, O Santo de Israel. Iavé seria santificado, glorificado e respeitado pelo seu povo através de uma vida santa e reta de seus sacerdotes. Da mesma forma, hoje em dia o Senhor é santificado e glorificado através da vida santa e reta de seus pastores, porém, os falsos pastores fazem com que o Senhor seja desprezado e se torne motivo de brincadeiras, contudo, o Senhor não se deixa escarnecer, e, desta forma, colherão o que estão plantando.
As Escrituras deixam bem claro como os cristãos devem proceder, e como devem viver dignamente diante do Senhor. Em nada estamos desamparados ou desinformados, de modo que podemos obter as informações necessárias para andar em santidade, temor e glorificando ao Senhor, pois ele é digno.
As palavras abominação e imundo caracterizam muitos animais que foram deixados de fora do cardápio dos israelenses; por mandamento do Senhor. Se tentarmos exprimir a real ideia dos textos que dizem sobre o que comer e o que não comer, seria algo que se aproximaria do figurado, porém, é possível perceber que o Senhor estava querendo ensinar sobre os hábitos profanos; a morte e a desordem.
Doutro modo, temos o santo e o limpo, animais que Deus permitia comer, fazendo parte do cardápio dos israelenses, e, da mesma forma, podemos ter uma compreensão de que o Senhor queria ensinar, a saber, pureza do ritual, santidade e a vida ordenada.
Deus desafiou seu povo a ser diferente dos outros povos, pois enquanto as nações vizinhas comiam todos os tipos de carnes,  Israel tinha um cardápio diferente; um cardápio dado por Iavé. Não estar no mesmo padrão do mundo é algo verdadeiramente difícil, pois o homem tende a ser igual aos indivíduos que o rodeia.
Os cristãos hoje são intimados a viverem a renúncia e a cruz que está na vontade de dizer não ao mundo e sim para Jesus e sua vida.
O fato de muitos estarem se deleitando no mundo fazem-se herdeiros da morte eterna, pois comem e bebem do cardápio que o mundo oferece. Contudo, os cristãos que são santificados diariamente se fazem herdeiros e participantes da vida eterna, pois comem da mesa do Senhor, que é bendito eternamente. 
O cardápio dos chamados cristãos é fazer a vontade do Pai, assim como Jesus, o Cristo, pois está escrito: “[...] A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra” (Jo 4.34). E o apóstolo Paulo aconselha: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Fp 2.5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário