Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

terça-feira, 1 de abril de 2014

Devocional - Levítico 16-18

"Não façais nenhuma das práticas abomináveis que se fizeram antes de vós, e não vos contamineis com elas. Eu sou o SENHOR vosso Deus”

Qual o propósito de se ordenar um homem a pastor? Será que ainda existe um propósito bíblico ou os propósitos são carnais e para satisfação do ego? Um pastor é um homem que recebe uma orientação de Deus para se viver uma vida de renúncia, e tornar-se a imagem e aparência de Jesus Cristo.
As escrituras dizem que após a morte dos filhos de Arão o Senhor vem a Moisés e diz: “[...] Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; [...]” (Lv 16.2). O lugar Santíssimo era o lugar onde estava Deus na forma de nuvem sobre o propiciatório. Entrar de qualquer forma e quando quisesse não seria aceito, pois Deus é Santo e todo aquele que chega até Ele deveria estar preparado conforme todas as orientações que já haviam sido passadas. Desta forma, há de se perceber que atitudes arrogantes ou prepotentes de pastores, ainda que piedosos e zelosos, não serão aceitas pelo Senhor, ainda mais pelos falsos pastores e apóstolos que se multiplicam aos milhares.
A palavra transgressão no hebraico pode significar revoltar, ofender ou transgredir, no sentido de ultrapassar limites. Desta forma podemos ver que Deus coloca limite para tudo, até mesmo limite para perdoar, pois nem todo pecado será perdoado como está escrito: “Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem; qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo” (Mc 3.28-29). Então, embora rebelar-se contra Deus seja um erro grave, o Senhor ainda assim recebe o ímpio caso ele venha a arrepender-se, porém, aquele que blasfemar contra o Espírito Santo, não receberá perdão! Deste modo, podemos ver que muito embora nos rebelemos contra Deus diariamente cometendo toda a sorte de pecados, temos Jesus Cristo que foi ferido pelas nossas transgressões e moído por causa de nossas iniquidades, e está junto ao Pai intercedendo por nós pecadores.
“[...] Eu sou o Senhor vosso Deus” (Lv 18.1).  Para aqueles que verdadeiramente estão no Senhor, Ele diz, Eu sou o Senhor vosso Deus, contudo para aqueles que desejam os prazeres desta terra que deturpam as escrituras, que vivem desordenadamente, corrompem os bons costumes, definham a cada dia a pureza matrimonial, destroem, mudam e deturpam a verdade em mentira, dizendo que tudo evolui, estes, não tem Deus como Senhor. Os cristãos têm como princípio de vida, não fazer segundo as obras desta terra, mas sim, fazer segundo os estatutos e orientações do Senhor, de modo a andar nestes estatutos. O Senhor é um Deus zeloso pelos seus princípios, sendo assim, podemos definir que aqueles que zelam pelos seus princípios terão a Deus como Senhor.
Se aqueles que são chamados para andar com Deus não viverem segundo os estatutos e ordenanças do Senhor, então viverão para si mesmos e estarão andando conforme os moradores desta terra, e também serão tentados a imitá-los física, cultural e religiosamente.
Não é difícil encontrar nas igrejas ‘cristãos’ se separando matrimonialmente e fazendo pouco caso da santidade e vida de consagração, a final de contas, isso é ficar bitolado ou fanático de mais. Os cristãos não são moradores desta terra, mas sim, peregrinos. Aos peregrinar por esta terra, estarão suscetíveis a errar caso não estejam observando e vivendo as sãs escrituras do Senhor. “Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles. Eu sou o SENHOR.” (Lv 18.5). Desta forma, se os cristãos não forem diferentes nos costumes e modo de viver dos moradores desta terra, se tornarão abomináveis, assim como são abomináveis todos os que praticam a iniquidade.
É chegado o momento de todos os cristãos se separarem deste mundo pecaminoso e com ele não se contaminar. De modo algum é para nos afastarmos das pessoas que praticam os pecados abomináveis, mas sim, não nos sentirmos atraídos pelos pecados que cometem.
Para os cristãos então fica o aviso: “Portanto guardareis o meu mandamento, não fazendo nenhuma das práticas abomináveis que se fizeram antes de vós, e não vos contamineis com elas. Eu sou o SENHOR vosso Deus” (Lv 18.30). E outra vez o Senhor diz: "Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca."  (Apocalipse 3 : 16)
Ser morno significa estar se corrompendo com as práticas mundanas do mundo e ao mesmo tempo estar dentro da igreja louvando e adorando a Deus.
Certamente aqueles que são mornos serão vomitados de diante da face do Senhor e irão ser jogados em um lugar de choro e ranger de dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário