Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Devocional de leitura anual - Gênesis 42-44




Muito conhecido como José do Egito ou apenas José filho de Jacó. Este adolescente que se tornaria um homem passou por grandes tribulações e problemas. Deus não pegou leve com José por ele ser um adolescente, mas desde o inicio ele provou o quanto é duro ser povo de Deus. O Senhor coloca seu povo em situações tão difíceis para que possa ser produzido no interior de seu povo algo que se chama fé.
Embora o Senhor tivesse aparecido muitas vezes e até mesmo conversado com seus escolhidos, estes por sua vez, temiam, mentiam e tinham todo o tipo de atitude desesperada. Tinham contato com Deus, mas a situação de queda espiritual impedia que desenvolvessem a fé.  A fé seria plenamente desenvolvida com a vinda de Jesus, pois depois disso os chamados cristãos viveriam da fé.
José na fase adulta passou por situações que qualquer um hoje em dia pode passar como surpresas, dor, raiva, etc. Quantos já não se depararam com uma informação imprevista, algo que era desconhecido e que de um dia para outro ficamos sabendo. Em um dia as coisas estão tudo bem e no outro está tudo um montão de cinzas.

O retrato de um homem que escutou palavras insuportáveis, pois ao ver seus irmãos depois de vinte anos precisou suportar a pressão de continuar sendo dirigido por Deus e não se identificar enquanto não era chegada a hora. Quando José perguntou aos seus irmãos quantos irmãos eles tinham, ele se depara com a surpresa de haver um irmão mais jovem na família, Benjamim.  No decorrer da conversa ele ouve de seus irmãos que um dos irmãos havia morrido e quem era esse outro irmão? Ele mesmo, José, que já estava no Egito há muitos anos e já não podia ser reconhecido pela sua aparência física e nem por sua voz.
A conservação da prudência, temor e fé na vida de José pôde servir de exemplo para muitas gerações futuras até chegar a nossos dias. O Egito cria no deus Sol e José precisou passar por essa grande provação ao permanecer por muitos anos em um lugar como escravo e não deixar ser influenciado para seguir outros deuses. O que pode ser visto hoje em dia é que muitas pessoas ao passarem por momentos de grande tribulação e até mesmo uma vida de escravidão, murmuram, ficam desoladas e deixam de crer no Deus Todo Poderoso, indo para qualquer vento de doutrina feita pelos homens, que com astúcia enganam fraudulosamente.
Diante de graves problemas familiares José se manteve, na medida do possível, controlado e paciente. Como segurar o choro e deixar de falar tantas coisas que ele havia segurado por muitos anos. Com certeza José queria muito dizer muitas verdades para seus irmãos, porém ele se continha e dizia o necessário para que os sonhos de Deus se concretizassem, por isso muitas vezes ao estar falando com seus irmãos ele retirava e chorava. Esperar é uma palavra fácil de escrever, ler ou até mesmo dizer para outra pessoa, mas é uma palavra muito difícil de ser ouvida, e por muitas vezes será preciso ouvi-la da boca de Deus. Deus quando diz espera, pode significar dias, meses, anos, décadas, séculos ou milênios.
Jacó até poderia pensar que tinha passado de tudo, pois já estava adiantado em idade, em sua mente teria perdido seu filho mais novo, José, também estava passando por um momento de grande escassez de alimento. O que mais poderia acontecer? Descobrir que seu filho José estava bem vivo, e era o segundo homem mais poderoso do Egito. Seu filho havia levado uma vida reta e perfeita diante dos olhos do Senhor e, portanto, agora poderia ajudar o povo escolhido do Senhor a passar pelo período de sete anos de fome com abundancia de alimentos.
Jacó iria passar momentos de intensa alegria. Seus sentimentos com toda certeza chegariam quase ao limite. Jacó achou que já tinha visto de tudo, porém o Senhor lhe reservara um momento especial de sua vida.

Muitas vezes achamos que já vivemos tudo e que pouca coisa poderia acontecer que pudesse nos espantar. Deus tem um sonho para nós e Ele deseja que possamos sonhá-lo. O que Deus pede é que possamos ter uma vida reta e justa diante de seus olhos, tendo uma vida de renúncia e vivendo a vida de seu filho Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário