Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Devocional de leitura anual - Gênesis 45-47




Quem já não passou por momentos na vida onde os sentimentos foram tremendamente impactados? Quantas vezes em nossas vidas temos a oportunidade de amadurecer quando surgem problemas que parecem sem solução?
Bom, José foi um ótimo exemplo de alguém que teve seus sentimentos abalados pelos momentos que passou ao ser lançado no poço pelos seus irmãos, ao ser vendido como escravo, ao sofrer perseguição na casa de Potifar, ao ser esquecido na prisão mesmo depois de ter ajudado o copeiro do Faraó e depois, quando reencontra seus irmãos.
Qual a dor de uma mentira dita ou qual a dor de uma traição por alguém que amamos? Coisas deste tipo elevam nossas emoções e sentimentos a patamares que nos são desconhecidos. Mas existe necessidade de passarmos por tais angústias? Bom, na verdade muitas coisas que passamos quando somos cristãos servem para forjar em nós o mistério do evangelho. Está escrito nas escrituras: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” (II Co 4.8).

José conheceu a si mesmo passando por muitos problemas em sua família, sendo escravo em uma terra distante e depois sendo o chefe mais poderoso do Egito. Quantos de nós temos a possibilidade de conhecermos a nós mesmos quando Deus permite que passemos por grandes desafios e lutas com nossos sentimentos? Como os sonhos proféticos de José poderiam se concretizar sem ter passado por todo o sofrimento emocional? Afinal de contas ele era somente um homem como qualquer outro, com sentimentos e emoções.
Quando José chegou lá no topo ao se transformar no homem mais poderoso do Egito, com certeza ele deve ter olhado para trás e pensado: Como foi maravilhoso e poderoso o que Deus fez em minha vida! Será que hoje podemos olhar para trás e enxergar através dos sofrimentos passados quão maravilhoso e poderoso foi o que Deus fez em nossas vidas? Muitos apenas murmuram e não veem os grandes e maravilhosos trabalhos de Deus em suas vidas! O Senhor deseja que não passemos a vida toda como meninos, mas que possamos crescer e nos tornar verdadeiramente adultos e maduros. Quem não passar por problemas não terá história pra contar, e quem não tiver história pra contar também não terá testemunho do poder de Deus!
Através de atos detestáveis dos homens, Deus faz suas grandiosas obras assim como foi com a história de vida de José. Quantos tipos de atos detestáveis as pessoas fazem umas as outras e Deus transforma estes perversos planos em algo bom. Deus é aquele que coloca em ordem o caos e trás para luz o que está nas trevas. José soube aproveitar seu tempo em todos os momentos de sua vida, pois a escritura diz que Deus estava com ele.
Saber aproveitar nosso tempo é esquecermos as vinganças e das coisas que ficaram para trás, assim como o apóstolo Paulo diz nas escrituras: “[...] Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fl 3.13-14).
Não importa onde estamos, com quem estamos ou qualquer outra coisa, o certo é que onde os filhos do Senhor estão, ali Ele também estará. O Senhor não nos chama para sermos covardes e ficarmos amedrontados. Existe um propósito para todas as coisas em nossas vidas, então não resista aos sonhos de Deus e permita que o Senhor o leve para o Egito e depois o leve para a terra prometida.
Descerei contigo ao Egito, assim diz o Senhor a todos quantos são seus filhos para que sejam sal e luz não importando onde estejam, pois foi assim que Deus usou a José levando-o de escravo a administrador de toda a terra do Egito.  E as escrituras dizem que pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos. Assim também pela fé, o Senhor Jesus retornará e levará seu rebanho para perto dEle.
Sonhe os sonhos de Deus e renuncie os seus!

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário