Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Devocional de leitura anual - Gênesis 48-50




Como entender as responsabilidades, vontades, anseios e aos desejos em cada fase de nossas vidas? A complexidade de cada etapa da vida exige que tenhamos bons conselheiros, portanto, para as crianças, adolescentes, jovens e adultos o melhor seria é que se tivesse pais que temessem a Deus e buscasse a sabedoria nas escrituras. Há algumas décadas é notável a deterioração crescente da família. Os pais vêm deixando que seus filhos aprendam sozinhos o que deveriam aprender com os ensinamentos recebidos em casa. Os pais têm destruído seus filhos ao deixarem que aprendam por si mesmos ou com amigos da mesma faixa etária.
É sabido que a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. As escrituras são vida para todos os que estão mortos e mesmo assim os mortos continuam a acreditar que estão vivos, como também acreditam ser sábios e entendidos. Novamente as escrituras reforçam e dizem: “[..] O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos” (I Co 3.20). Então onde, pois, está a sabedoria? Pois se todos que se dizem sábios tornam-se loucos diante de Deus, onde está então a sabedoria? As próprias escrituras declaram que o princípio da sabedoria é temer a Deus (Pv 9.10).


Como então os ímpios e indoutos temem a Deus? Eles temem a Deus com suas concupiscências e pecados, e por não discernirem entre o que é luz e escuridão, permanecem cegos e em trevas, e assim jamais alcançarão a verdadeira sabedoria.
Jacó preservou a adoração ao Deus Todo Poderoso enquanto estava em terras que adoravam a outros deuses através da fornicação, lascívia, adultério, holocaustos de bebês, orgias e muito mais. Como deve ter sido difícil para os filhos de Jacó passar por estas terríveis tentações? Bom, muitos caíram, porém, essa não foi a história de José.
José se manteve íntegro mesmo sozinho e longe de seus pais e irmãos. Mesmo não suportando por muitas vezes estar longe de sua família ele não ousou deixar ao Deus de seus pais. José manteve o que havia aprendido com seu pai, ser um homem de respeito e humilde. Não esquecendo, é claro, que Jacó havia sofrido uma transformação em seu caráter ao andar com Deus por tantos anos. Com isso, é possível ver que a integridade é algo que se ensina aos filhos com atitudes e palavras dentro e fora de casa. José viu isso em seu pai e permaneceu naquilo que havia aprendido.
Hoje, quantos filhos e filhas ao estarem sozinhos fazem as maiores peripécias, mentindo, enganando, desafiando a pais e líderes e muitos mais. Pensar no que fazem e pensam até traz calafrios. Muitos estão perdidos em sonhos que não são seus, mas sim deste mundo caído e em trevas. Se soubessem qual é o caminho, a verdade e a vida certamente escolheriam por viver na luz. As escrituras declaram: “Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova” (Mt 15.14). E o que tem acontecido? A resposta é: hereditariedade da cegueira espiritual, fazendo com que pais e filhos, ambos caiam na cova da própria sabedoria.
Se tantos e tantos adolescentes soubessem quão melhor seria se perdessem suas vidas carnais para obter uma melhor e mais excelente, certamente optariam por ter a vida em Cristo. Assim também ao buscarem prazeres no mundo através de uma sabedoria caída se lançam em covas e prisões e de lá só sairão pela maravilhosa graça do Senhor.
As escrituras dizem: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Pv 22.6). Jacó optou por ensinar seu filho José no caminho que ele deveria andar e quando se deparou com muitas tentações não se desviou do caminho que deveria andar.  Quando ele se deparou com a esposa de Potifar arrancando suas roupas, preferiu correr e ficar no caminho que não deveria sair.
Muitas tentações virão aos filhos em todas as fases de suas vidas, porém, se os pais temerem a Deus e ensinarem que o caminho que devem andar é nas pegadas de Jesus, então mesmo depois de velhos não se desviarão dEle.
O mal que aconteceu a José por meios de seus irmãos fez com que os planos de Deus na vida de José viessem a acontecer e assim ele salvaria sua família e um país, a saber, o Egito, de serem dizimados.
O mal que ocorreu no Éden trouxe nosso Senhor Jesus Cristo, o melhor de Deus, para que todos possam ver a Luz e entenderem que estão em trevas.
O mal que ocorreu em nossas vidas não precisa passar para nossos filhos!
Desta forma é possível concluir que ainda há tempo para que seja destruída a hereditariedade do pecado em nossas famílias. 
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados e, venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR.

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário