Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Devocional de leitura anual - Êxodo 1-3




Quantos estão passando ou já passaram por momentos em suas vidas que pareceram não ter mais fim? Quantos estão esperando ou já esperaram por muitos anos pela saída de suas vidas do Egito?, Egito foi um lugar onde o Senhor levou setenta pessoas para que lá, a partir destas setenta pessoas pudesse nascer a nação de Israel. Para lá foram setenta pessoas e de lá saíram aproximadamente quatro milhões de israelistas para o deserto. As escrituras dizem: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR” (Is 55.8). Então como esperar ou como se manter paciente em lugar de muito serviço, dureza e dor?
As escrituras também dizem: “Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” (Is 55.9). Mas como entender que nossos pensamentos e nossos caminhos não são nada? Nosso entendimento das coisas é tão baixo e pequeno que não passa da altura de um grão de areia, então como nós, que somo pó, podemos questionar aquele que tem os pensamentos muito maiores que os nossos?


Existe um paralelo entre o nascimento, desenvolvimento e fase adulta de Israel com a própria vida humana. Israel nasce no Egito, se desenvolve no deserto e atingiu a fase adulta na Terra Prometida. Nós nascemos como escravos do pecado, vamos para o deserto para aprendermos quem é Deus, e quem chega à fase adulta cristã então está pronto para adentrar na Terra Prometida que é o Reino dos Céus.
Nos primeiros versículos do livro de Êxodo vemos que existiram parteiras que temeram o Deus de Israel, porém, o fato de temerem ao Deus verdadeiro não fez com que elas partissem do Egito para o deserto e de lá pudessem obter o acesso a Terra Prometida. O fato de ter boas ações não diz que se obtém passagem para o céu, mas apenas uma vontade humana de ajudar. A misericórdia, benevolência, longanimidade e a graça de Deus, neste momento alcançam todas as nações, porém virá um tempo que ninguém mais será alcançado. Fazer boas ações não significa renuncia, mas apenas um esforço humano de se fazer o que se parece com o certo.
 Hoje, muitos homens são chamados de homens de Deus e possuem variados títulos, como pastores, bispos, apóstolos e até mesmo patriarcas. Como já foi dito, todos nascem pecadores e precisam ir para o deserto, porém, para chegar ao deserto é apenas através de Jesus. Deus sabe a importância espiritual do deserto em nossas vidas e devemos ir para lá com Ele. O deserto é um lugar onde vamos descobrir que vivíamos uma vida de pecado, prisão e tormentos, porém era possível desfrutar da comodidade de não renunciar as paixões e vontades.
É no Egito que se deve clamar a Deus por estar vivendo uma vida de escravo, porém, quantos hoje estão presos no Egito da prostituição, lascívia, idolatria, glutonaria, adultério, mentiras e muitas outras paixões infames e, não clamam a Deus que venha e as tirem dessa situação terrível? A verdade é dura, porém necessária, que poucos são aqueles que hoje estão clamando: Senhor tire-me dessa situação terrível e leva-me para o deserto para que possa aprender de Ti!
As escrituras dizem: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mt 6.21). Moisés percebeu que sua herança não era desta terra temporal, mas sim, sua herança era dos céus e eterna. O Coração de Moisés não estava nos grandes tesouros que seria seu por herança, mas o seu coração estava no cumprimento das ordenanças eternas. Então, onde está o seu coração? Na satisfação carnal ou na satisfação espiritual? Na satisfação temporal ou na satisfação eterna? Bem, alguns podem pensar que as duas coisas podem conviver, porém as escrituras dizem: ”Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gl 5.17).
Deus diz, Eu sou o que sou, ou seja, Ele é eterno e vive para sempre, e nós, bem, somos pó e feitura de suas mãos.

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário