Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Devocional de leitura anual - Gênesis 39-41




José foi tirado de seu conforto social e psicológico para ser entregue a mercadores, pessoas estranhas que o trataram como um escravo. Um sentimento de tristeza com certeza rondou seu coração ao sentir que o valor que possuía tinha desaparecido. Quantas vezes o Senhor nos tirou de um conforto social ou financeiro para nos ensinar que devemos olhar para a eternidade, para o reino dos céus. Quantas vezes foram travadas em nossas mentes grandes batalhas psicológicas que queriam nos destruir, a ponto de não sabermos o que fazer para deixar de pensar em grandes sofrimentos.
Os grandes sofrimentos são necessários, pois sem eles não existe crescimento. É necessário que deixemos de sermos crianças em nossos entendimentos para adquirir maturidade e músculos espirituais.
José quando chega ao Egito é comprado por Potifar, alguém de muito respeito e dinheiro. Este homem coloca José como chefe em sua casa e percebe que tudo quanto faz, prospera. José com certeza neste momento começa a perceber que foi necessário que ele saísse da terra de seus pais e do meio de sua parentela para que os sonhos que havia sonhado viessem a se concretizar. Em seu espírito começa então ser produzida a paz do Senhor, pois percebe que está sendo resgatado seu grande valor. 

Mesmo depois de ser enganado novamente e desta vez, pela esposa de Potifar, o jovem José se vê inclinado a fugir diante do ataque dela querendo se deitar com ele. Porém, o jovem José já entendia que um pecado desta envergadura poderia dificultar ou até mesmo acabar com a concretização dos sonhos que tivera quando ainda estava com seu pai. A esposa de Potifar engana seu marido e diz que José, seu escravo, tentou se deitar com ela, e em decorrência dessa mentira José é levado para a prisão. Quando tudo parecia estar dando certo, José é levado para um lugar ainda pior e fica lá por vários anos.
Ao sentirmos que estamos trancados em cadeias o primeiro sentimento é: Estou desagradando a Deus! Os ensinamentos seculares dizem que quando você está se sentindo “amarrado” ou “preso” espiritualmente, você está em pecado. Será que José estava em pecado quando passou por tudo? Acredito que ele era um pecador como todos, porém o Senhor estava com ele e tudo quanto ele fazia prosperava. Devemos estar atentos ao fato que se está em pecado, portanto em rebeldia com o Senhor, então tudo quanto se faz não prospera! O ímpio prospera porque tem por pai o Diabo e ambos terão um fim muito desagradável.
O fato é que José estava percebendo como Deus trabalha e todas as coisas ocorrem para o bem daqueles que confiam no Senhor. Aquele que se aproxima de Deus precisa crer que Ele existe, pois se não for assim, é impossível agradar-Lhe! O Senhor abençoou a José para discernir sonhos e foi desta forma que Deus estabeleceu seus juízos naqueles dias.
Quando lemos alguma história que nos relata anos de cativeiros, anos de lutas, soa muitas vezes como algo rápido, porém, podemos perceber em nossas vidas que as lutas que passamos são muitas e, algumas, demasiadamente duradouras. O Senhor cria em nossas vidas a esperança e fé através de grandes lutas e batalhas. Uma vida espiritual começa quando o homem entende seu lugar no Senhor e assim descansa e procura a paciência que só pode ser encontrada nEle.
Um período de espera de treze anos é relativamente alto quando estamos sofrendo grandes lutas e provações. Este foi o período de tempo esperado por José dos dezessete aos trinta anos quando então é recebido pelo faraó e colocado como chefe do Egito.

Todos os anos passamos por lutas, e muitas delas se repetem, mas o que essas lutas tem produzido em nossas vidas? Sofrimento e dor ou paciência e perseverança no Senhor Deus Todo Poderoso! Os cristãos precisam amadurecer passando pelas lutas e adversidades honrando o Senhor com cânticos e júbilos!

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário