Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

quarta-feira, 13 de março de 2013

Devocional de leitura anual - Êxodo 10-12




Sentimento de fracasso, derrota, humilhação, desespero e outros, haviam invadido os corações dos hebreus, pois já tinham se passado quatrocentos e trinta anos de escravidão. O momento havia chegado e eles não estavam preparados, porém, nem por isso Deus deixa de resgatá-los, pois eles estavam clamando ao Senhor para por fim naquela escravidão. Deus em sua maravilhosa forma de marcar a história, deixa algumas marcas de seus atributos, como exemplo seu amor, misericórdia e justiça.
Uma pessoa que passa muitos e muitos anos com um tipo de problema possui dois caminhos a sua frente, ou ela vai andar pelo caminho da derrota ou da vitória. A derrota é olhar para o passado e entender que nada mudou. Já o outro caminho, se chama vitória, e a pessoa que anda por este caminho olha para o passado e percebe os propósitos de Deus.

As escrituras existem como forma de mostrar a história do povo de Deus, seus tropeços, suas falhas, seus sentimentos e também as interferências de Deus para que houvesse vitória, alegria, gozo, paz, redenção e muito mais. Quem não tem entendimento bíblico está fadado a ter uma vida de fracasso e derrota diante de tantos sentimentos de escravidão. Satanás sabe quais sentimentos rondam a mente escravizada há muito anos. Se um psicólogo pode entender muito bem de pessoas, o que pensar de Satanás?
Quantos Faraós existem ainda hoje em dia? Quantos acham que mandam em suas vidas? Existem muitas pessoas que em seus corações dizem: “Eu sou dono do meu próprio nariz!”, ou então, “Quem manda na minha vida sou eu”. Essa forma de pensar tem levado muitos a ter uma vida idólatra. Pensar que pode ser dono da própria vida e dizer que não crê em um Deus Todo Poderoso. Faraó mostrou bem como age uma pessoa que pensa ser um deus, pois sua forma de agir foi com arrogância e prepotência, se dizendo poderoso e cheio de sabedoria. As escrituras dizem que Deus resiste ao soberbo e também dizem que livrará o povo aflito, porém abaterá os olhos altivos. Então assim como Deus perguntou ao grande Faraó do Egito antigo, Ele pergunta para muitos hoje em dia: “Até quando recusarás humilhar-te diante de mim?” (Ex 10.3).
Deus mandou pragas após pragas e o Egito estava sendo destruído dura e lentamente. Faraó, com sua mente soberba e coração endurecido, sofreu duras perdas e não somente ele como também todo o seu povo. Deste exemplo, podemos ver famílias que têm sido destruídas porque seus líderes têm estado com suas mentes e corações voltados para a soberba e arrogância.
Ninguém sai sozinho de uma vida de escravidão. A vida de um escravo é muito sofrida e com isso os sentimentos de “não posso” e “não consigo” são muito frequentes. É preciso crer e confiar que existe um Deus que se importa com seu povo. A forma de Deus acordar o povo hebreu foi mandar todo tipo de praga sobre um povo orgulhoso, soberbo e arrogante.
Aqueles que levam uma forma de vida mentirosa continuarão a serem escravos, pois pedem perdão e não se arrependem. Muitos até clamam a Deus e dizem estarem arrependidos, porém, logo é percebido que tudo não passou de uma mentira. Alguém escarnece Deus? Deus se deixa ser enganado? As escrituras dizem: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações” (Jr 17.9-10). Ninguém engana ao Senhor, único e verdadeiro Deus.
A maior história de redenção de Israel foi a páscoa, pois todos os primogênitos de Israel foram poupados porque havia sangue de cordeiros nas casas de cada família. Se as pessoas de hoje fizerem pouco caso do evangelho continuarão em seus egitos e serão destruídos com todas as suas idolatrias, pois não tem a marca do sangue do cordeiro que foi entregue por todos os pecadores, Jesus Cristo.
Só existe uma forma de ser liberto da escravidão, qual seja, creia que Jesus Cristo é o único caminho, renuncie sua vida, tome sua cruz e siga andando no caminho estreito.

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário