Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

quarta-feira, 13 de março de 2013

Devocional de leitura anual - Êxodo 13-15




Quantas vezes são repetidas através de hinos, cânticos ou em momentos que estamos bem que nada é impossível para Deus? Mas vem a pergunta: Nada é impossível para Deus porque cremos ou porque ainda não passamos por uma prova que nos mostre se o que estamos declarando é verdade ou não? Ela pode ser verdade enquanto está tudo bem ou logo depois de uma grande vitória, porém, enquanto está se passando pelo deserto as dúvidas logo chegam e ficam. 
Não foi diferente com o povo que saiu do Egito para se tornar uma nação no deserto. O que Israel estava por ver logo após ter saído de seu cativeiro, romperia com todas as cadeias e sentimentos de escravos, porém o povo era tão cético quanto o próprio Faraó. Deus já havia se mostrado através de pragas e ainda haveria de fazer grandes maravilhas, mas o povo que já havia murmurado enquanto estava no Egito, também haveria de murmurar no deserto.

Deus já logo no inicio declara para seu povo para que se lembrassem daquele mesmo dia em que estavam saindo do Egito. Esse ato de Deus falar ao povo para se lembrar da saída do Egito era para que o povo contemplasse a maravilhosa provisão e cumprimento da aliança feita com Abraão, Isaque e Israel. Deus não falha e nunca falhará, porém o homem tem uma alma caída, enferma e prostrada para o pecado e rebeldia. O Senhor além de pedir para não se esquecessem, também pediu para fizesse saber a seus filhos, ou seja, por todas as gerações, contando as maravilhas do Senhor ao tirar seu povo da escravidão do Egito.
As pessoas tem facilidade de esquecer bênçãos e milagres, porém se lembram muito bem de ofensas e desgostos. Quantos hoje em dia já se esqueceram que são pecadores e andam como se fossem santos! Não leem as escrituras, não oram e não jejuam, ou seja, levam uma vida de salvos, porém estão mortos em si mesmos. Não existe outro santo a não ser o Senhor Jesus Cristo, Ele é o Santo de Israel. Quantos ainda hoje lembram em família o que o Senhor fez de maravilhas em suas vidas, em suas casas e famílias? Quantos contam as histórias e dão Glória ao Deus Todo Poderoso pelas grandes e maravilhosas providencias e milagres? Todos têm histórias para contar e só não contam porque deixaram de valorizar o que um dia teve grande valor.
Outro fato que acontece é o grande temor, constante e duradouro diante de fatos que tem aparência de impossível. Digo aparência porque para nós é impossível, porém para o Deus Todo Poderoso não existe algo impossível ou tão difícil. As escrituras dizem: “Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim?” (Jr 32.27). Os filhos do Senhor devem temer algo? Diante do povo de Israel, enquanto andavam pelo deserto, uma coluna de nuvem e de fogo os acompanhava. O que ou Quem era essa Coluna? A presença do Deus Todo Poderoso. O Senhor acompanha seus filhos quer seja dia quer seja noite. Devemos temer algo?
Moisés poderia ter deixado o temor entrar em seu coração, pois com toda certeza ouviu muitas murmurações, lamentações e queixas. Na frente do povo o mar vermelho, e atrás, o grande e numeroso exército de Faraó e, o que pensar? Moisés ao ouvir o povo se lamentar, diz: “Não temais, estai quietos, e vede o livramento do Senhor que hoje vos fará;”. Que grande afirmação de Fé no Senhor Deus! Moisés estava sendo realmente exemplo para todo o povo de Israel, pois ainda teria que levantar a vara diante do grande mar e acreditar que se abriria para que todo o povo pudesse passar.
Depois de haver atravessado o mar vermelho, todos os outros povos e nações se estremeceram, pasmaram, emudeceram como pedra ao saber do grande feito do Deus de Israel. Hoje quantas pessoas tem acesso às escrituras, porém, desacreditam e tem como fábulas ou contos as histórias dos grandes feitos do Senhor.
Eu sou o Senhor que te sara! Que grande declaração do Senhor para o povo de Israel, porém esta declaração está hoje sobre todos quantos são filhos do Senhor em Jesus Cristo. As escrituras declaram: “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Is 53.5).
Os filhos do Senhor precisam temer algo?

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário