Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

quarta-feira, 13 de março de 2013

Devocional de leitura anual - Êxodo 16-18




Qual o preço da liberdade? Quanto vale a felicidade? Ou seria melhor perguntar: Existe preço a ser pago por coisas tão importantes na vida de uma pessoa? Perguntas como estas nos fazem parar para refletir e enxergar se estamos vivendo de modo agradável a Deus ou não.
Não saber valorizar a liberdade, a felicidade, o amor ou até mesmo a alegria, murmurando da situação da vida, das aparentes dificuldades ou das impossibilidades, fará com que se tenha uma vida de ingratidão e impaciência. As escrituras dizem: “Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse“ (Jd 1.16). De quem a escritura está falando? Dos ímpios que andam segundo sua vã maneira de pensar, murmurando sempre e não achando no que se alegrar.

A amargura não afeta somente aquele que a tem, mas a todos que estão ao redor. Pessoas que se queixam rotineiramente de suas vidas estão atraindo, primeiramente, o juízo de Deus e depois, toda sorte de doenças. Quando o Senhor transformou as águas amargosas em próprias para beber, mostrou para o povo de Israel que deveriam deixar de ser amargos e passarem a ser a nação santa e proveitosa do Senhor. Ser proveitoso para o Senhor em todos os lugares e para todas as pessoas, ou seja, ser sal e luz nesta terra. O Senhor é aquele que transforma até as estruturas dos átomos. Ele faz jorrar água da rocha, faz um mar se abrir, transforma água em sangue e muito mais.
Muitos ao passarem por um período de provas que é determinado por Deus murmuram e ficam impacientes, argumentando com o Senhor e determinando o que querem que seja feito, porém, está escrito nas escrituras: “Ai daquele que contende com o seu Criador! O caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?” (Is 45.9). Ai daquele que contende com o Senhor murmurando pela vida que tem levado.
Israel, que estava provando da liberdade, não conseguia estar feliz com o que olhava através dos olhos naturais, e assim não viam razão em estarem felizes e desta forma murmuraram contra o Senhor muitas vezes. Eles estavam preferindo trocar a liberdade pela escravidão, pois muitas vezes pensaram em voltar para o Egito.  Hoje muitos murmuram por não poder ir à pizzaria, por não fazer uma programação legal aos finais de semana, por pagarem contas altas, por chover demais, por fazer muito sol e assim continuam as murmurações. Um crente é bem capaz de trocar sua redenção por um momento de prazer no mundo, bem como Esaú foi bem capaz de trocar sua primogenitura por um prato de lentilhas. O que podemos ter hoje é melhor do que possuirmos a eternidade junto do senhor?
Mesmo depois de tantos sinais e maravilhas no meio do povo de Israel eles fazem a seguinte pergunta: “Está o Senhor no meio de nós ou não?”. Isso se repete ainda no meio dos filhos do Senhor, onde muitos dizem: “O Senhor ainda faz milagres ou não?”, ou ainda: “Ele fará algo para suprir minhas necessidades ou não?”. Como é triste perceber que existem muitos que dizem crer no Senhor, porém só creem pelos lábios, pois seus corações estão longe do Senhor. As escrituras dizem: “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mt 15.8; Is 29.13).
A incredulidade é uma das coisas que desagradam o Senhor, pois diminui O Todo Poderoso na figura de um homem que não sabe o que faz ou que virá a fazer. As escrituras dizem: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6).

O que é necessário fazer para deixar uma vida de amargura, ressentimentos e insatisfações? Crer no Senhor Jesus, pois Ele tirará este fardo de sua vida! O Senhor Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28). 

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário