Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

sexta-feira, 15 de março de 2013

Devocional de leitura anual - Êxodo 25-27




Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos, assim dizem os Serafins diante de Deus. A santidade de Deus é tão maravilhosa que toda a criação do Senhor se prostra diante dEle e O exalta e O glorifica, pois Ele é Único. Nestes capítulos é perceptível a preocupação do Senhor com todos os detalhes por menores e mais simples que pareçam. Diante de Moisés, o Senhor instrui e mostra os modelos de todo o tabernáculo, por dentro e por fora.
Para que pudesse ser construído o tabernáculo, o Senhor pediu ofertas específicas e voluntárias, e as ofertas seriam utensílios que iriam variar no valor comercial, ou seja, alguns seriam mais baratos e outros muito caros, porém, todos seriam precisos para a construção do tabernáculo. Estas ofertas seriam a expressão do desejo de adora-Lo em espírito e em verdade. Hoje, quando se oferece ao Senhor as ofertas, deve-se ter a mesma inclinação espiritual e natural da época, ou seja, para adoração a Deus e suprimento do necessário para a igreja.

A santidade do Senhor seria conhecida por todo o Israel, principalmente pelos sacerdotes, pois estariam constantemente diante do Senhor no tabernáculo. Deus não pode habitar em templos feitos por mãos humanas, Ele é muito maior e mais excelente que qualquer utensílio ou projeto humano. Ele tem um valor muito maior que qualquer pedra preciosa ou metal como ouro ou prata. Nada se compara com a presença do Senhor, porém, Ele instruiu a Moisés e aos seus sacerdotes que fizessem obras que refletissem sua presença, que é imensurável e inteligível ao ser humano.
O modelo terreno orientado por Deus teria que refletir ou assemelhar-se com a realidade que existe no céu, a morada do Senhor. A preocupação do Senhor nas aparências era necessária para demonstrar o amor de Deus pelo seu povo, pois Ele estava cuidando de todos os detalhes. Hoje temos a nova aliança em Cristo e também temos as doutrinas concernentes a esta aliança. Os escritos dizem como devem ser os obreiros, diáconos, presbíteros, como também, os pastores e demais funções do corpo que é a Igreja. O Senhor se preocupou também com a nova aliança, porém, hoje tem sido feito conforme orientação do Senhor? Como as congregações têm tratado e ensinado a ovelhas de Cristo? Muitos homens ordenados e chamados para pastorado, tem se apossado das ovelhas do Senhor Jesus, o verdadeiro Pastor que deu sua vida pelas suas ovelhas. Hoje é muito difícil saber quem são os verdadeiros copastores de Jesus Cristo, aqueles que verdadeiramente têm cuidado da noiva do Senhor sem tocá-la ou manchá-la. Estes que se dizem pastores, foram chamados e ordenados por Deus, o Senhor?
A arca era o símbolo mais respeitado e de grande valor para Israel assim como a Cruz é para os Cristãos. Agora vejamos o que representa a cruz para os países cristãos de hoje em dia. A cruz se tornou um objeto que pode ser comercializado, com isso, a cruz passou a ter um valor mundano e profano para este mundo consumista e vaidoso. A cruz passou a ser um utensílio de valor somente quando feito de metal nobre como ouro e é assim que a cruz ganha destaque na vida daqueles que se dizem cristãos. Estes falsos cristãos não sabem o peso e dor de se carregar uma cruz em suas vidas. Não sabem o que é negar a si mesmo e como é a dor da morte da concupiscência da carne, da concupiscência dos olhos e da soberba da vida! A cruz de Cristo foi motivo de orgulho no primeiro século, pois aqueles que assumissem ser cristãos seriam presos, crucificados, queimados ou lançados em arenas para feras selvagens. Os cristãos dos primeiros séculos sabiam que seu Salvador havia sido morto numa cruz, lugar onde somente escravos ou pessoas sem valor algum morreriam. Uma morte lenta, dolorosa e humilhante. Os cristãos sabiam em quem criam e morreriam como mártir se fosse necessário.
Todos os objetos criados demonstram o grande amor pela beleza, projeto e graciosidade de toda a criação. O Senhor é maior designer de todo o universo e ele está interessado no maior projeto de sua criação que somos eu e você que lê este devocional.
O Senhor nos enviou Jesus, o pão vivo que desceu do céu, para que através dele pudesse atrair a todos quantos são chamados seus filhos por amarem a correção do Pai e deixarem a paixão pelo mundo. Deus, em Jesus Cristo, chamou a muitos para serem pães neste mundo e alimentarem gratuitamente os povos com as escrituras. Ele, Jesus Cristo, é o verdadeiro alimento que sacia a fome e a sede dos cristãos. Não podemos nos enganar com cães gulosos que viajam pelo mundo anunciando o evangelho e arrecadando muitos milhares de dólares para seus celeiros, vivendo para si mesmos, tendo aparência de piedade, porém, são destruidores da verdade do evangelho.
A ótica de Deus é começar de dentro para fora e isso é visto em todas as escrituras. O Senhor é aquele que sonda os corações, esquadrinha toda alma e conhece as palavras e intenções do homem antes mesmo que planeje. Ele sabe de toda a intimidade do homem e não há lugar que o Senhor não conheça. Podemos ter uma aparência de ouro, porém, o Senhor provará esta aparência de ouro com seu fogo consumidor e, se não for ouro, então se derreterá e se acabará diante daquele que é desde a eternidade. As escrituras dizem: “A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um” (I Co 3.13).
Neste momento contemplo a graça e misericórdia do Senhor em deixar disponível e aberta a única porta para a vida eterna em seu Reino, a saber, Jesus Cristo. As coisas passadas que eram vistas através de um espelho embaçado, pode ser visto hoje como o sol que brilha ao meio dia. Que os verdadeiros cristãos se levantem e anunciem o verdadeiro evangelho!

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário