Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

sexta-feira, 15 de março de 2013

Devocional de leitura anual - Êxodo 22-24




Onde estão os bons costumes de antigamente? Não faz muito tempo que os filhos pediam benção para seus pais, avós e tios, como também respeitavam os pais quando estes estivessem conversando e não atravessavam a conversa, mas esperavam e pediam permissão para falar. As filhas eram ensinadas a manterem suas virgindades para não serem vistas como uma qualquer e para não envergonharem o nome de sua família. Onde estão estes tão excelentes costumes? Os filhos para sair de casa e ir a festas, deveriam ter certa idade e ainda tinham horário para sair e para voltar pra casa. Onde foi parar a vergonha e a decência?
O Senhor instituiu muitas leis e a partir delas, excelentes costumes. Das muitas leis, grande parte foi para instruir sobre as ações violentas, servos e escravos, propriedades, comportamento pessoal e muitas outras. Israel estava sendo formado para não ter os mesmos costumes que os outros povos, porém, as leis eram algumas vezes muito parecidas e temos como exemplo as leis de Talião e código de Hamurabi.

Os costumes dos povos politeístas eram detestáveis para o Senhor. Para se ter uma ideia do que faziam, para agradarem aos deuses da fertilidade, pegavam um filhote de cabrito vivo e cozinhavam no leite da própria mãe. O Senhor abominava esta e muitas outras práticas dos pagãos e por isso chamava seu povo para ser santo, ou seja, ter práticas de sacrifícios um tanto mais humanos.
Toda prática mundana é abominável diante dos olhos do Senhor, porém, vamos relacionar apenas algumas que são certamente detestáveis diante do Senhor. Adolescentes de doze ou treze anos iniciando suas vidas sexuais, pra não dizer aqueles que se quer se preocupam em manter suas virgindades para o casamento. Pais que estão vivos, porém, deixam seus filhos como órfãos, pois se dedicam muito mais para as atividades seculares do que para a família. Orgias carnavalescas, orgias entre pessoas do mesmo sexo e a lista poderia ser muito longa, porém, já é o bastante para continuarmos na reflexão.
A queda de Adão reflete muito no estado caído de toda a humanidade. Países com baixo ou alto índice de escolaridade, não importa se são analfabetos ou doutores, todos pecam absurdamente e ainda questionam Deus pelas horrendas coisas que acontecem ao redor do mundo. As escrituras dizem: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23). Toda a humanidade se entregou as suas paixões desenfreadas como está escrito nas escrituras: "E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem" (Rm 1.28-32).
Nas escrituras vemos então que para o Senhor, tanto quem pratica quanto quem consente, todos são réus do juízo divino. Perverteram o certo no errado e assim, para o mundo já não existe mais uma regra de retidão e decência. Portanto o Senhor separou para Ele um povo santo para seguir seus mandamentos e suas vontades. Um povo segundo seu coração e sua santidade, perseverantes e tementes a Deus. O Senhor deu uma ordem para seu povo: “Ser-me-eis homens santos”. Onde estão os homens santos que santificam sua esposa e filhos? Onde estão os jovens santos que negam a si mesmos e esperam para ter a primeira relação com seus cônjuges?
Quando o povo de Israel entrou nas terras de Canaã, o Senhor deixou bem claro que toda adoração ou culto a sexualidade deveria ser abolida. Quantos que se dizem cristãos ainda hoje cultuam a pornografia, masturbação e lascívia e, estão presos com práticas perversas? Então pode ser visto que tanto nos dias antigos como em nossos dias, a maldade da humanidade é a mesma, só muda os tempos.
Como resolver a questão que todos estão em pecado e vivem pecando deliberadamente e ainda acham que Deus está aplaudindo e consentindo com atos deliberados de idolatria ao deus deste mundo?
Com Moisés e o povo de Israel o Senhor fez uma aliança através do sangue e isso foi um ato profético de uma aliança perfeita em Jesus Cristo através de seu sangue para remissão dos pecados de todos os que são chamados cristãos.
Os sacrifícios de animais refletia o sacrifício do cordeiro de Deus. As primícias e primogênitos refletia o presente de Deus para o mundo, Jesus Cristo, sua primícia e primogênito dentre muitos irmãos resgatados e redimidos da escravidão do pecado.
No Sinai houve também uma festa com holocausto, pães e vinho que também refletia como semelhança de uma grande festa, a nova aliança em Jesus Cristo, a ceia. No Sinai depois que os anciãos viram a Deus, comeram e beberam para festejar a presença do Santo de Israel.

Hoje os povos do mundo são convidados a participarem da adoração ao único e verdadeiro Deus por meio de Jesus Cristo, o sacrifício perfeito que redimiu os santos do Senhor.

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário