Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

sexta-feira, 15 de março de 2013

Devocional de leitura anual - Êxodo 28-29





Eu sou o seu Deus, assim diz o Senhor dos Exércitos.
É possível ver Deus como Senhor nas casas de muitos que se dizem Seu povo?
É possível entender como muitos sacerdotes de lares, ou seja, pais de família estão passando por grandes problemas em suas casas?
Como estabelecer um parâmetro ou um rumo para aqueles que estão vivendo de acordo com seus próprios entendimentos?
Como dizer que as escrituras sem contexto bíblico que hoje são anunciadas pelos púlpitos estão, em sua grande maioria, distorcidas e equivocadas?
As escrituras dizem: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Os 4.6).

O Senhor, nos tempos de Moisés, estava levantando uma geração de sacerdotes pela linhagem de Arão, sacerdotes estes, que seriam e fariam aquilo que Deus, o Senhor, mandasse e instruísse. Sacerdotes que enfrentariam o desafio de andar na presença de Deus e ser perfeito. Eles foram os mediadores entre Deus e o povo de Israel. Hoje, sabemos que estes sacerdotes eram sombra do Sumo sacerdote Jesus Cristo, que compadece de nossas fraquezas porque em tudo foi tentado, porém, não pecou. As escrituras dizem que há somente um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem. (I Tm 2.5)
Ser sacerdote significava estar à disposição de Deus para prestar serviços ao povo, mas principalmente servir ao Senhor. Como serviriam ao Senhor? Sendo santo e reto diante dos olhos do Senhor. Agora, como os sacerdotes estão vivendo hoje em dia? Estão se santificando e buscando a retidão diante dos olhos do Senhor? Uma coisa é certa, ser sacerdote significa estar disposto para um serviço árduo, pois demanda renúncia.
As belas e extraordinárias roupas dos sacerdotes eram uma obra esmerada, ou seja, com muito brilho, beleza e toque de realeza. Representava a santidade, o amor, o ato devocional e sacrificial de interceder pelo povo diante de Deus, o Santo de Israel. Quantos hoje em dia refletem o amor sacrificial de Jesus Cristo pelos perdidos, doentes e aflitos? Quantos estão dispostos a renunciarem suas vidas para serem sacerdotes diante do Altíssimo?
 A vida dos sacerdotes era levar em seus ombros o povo até a presença de Deus. Em seus ombros havia pedras que levavam o nome das doze tribos de Israel, com isso o sacerdote sempre se lembraria de que estaria intercedendo por uma nação. Hoje, podemos ver pais e pastores que sentem esse duro peso em seus ombros de levarem sua casa ou congregação até a presença do Senhor? Os pais hoje em dia tem dado atenção em ensinar para seus filhos a serem sacerdotes do Senhor?
Quantas pedras preciosas e metais de grande valor havia na roupa do sacerdote e, tudo isso era para mostrar a beleza e valor do ornamento, bem como demonstrar a maravilha de poder estar próximo ao Deus vivo. Quão grande beleza havia nestas roupas, porém, não puderam chegar nem próximo da beleza e poder do ato de redenção do sumo sacerdote Jesus Cristo.
Nos tempos de Moisés não existia algo escrito para que pudesse ser lido diariamente entre os povos como temos a bíblia hoje em dia e, não necessitamos esperar todos os domingos para poder ser instruído em como proceder retamente aos olhos do Senhor, podemos fazer isso diariamente. Naqueles tempos, todos eram instruídos pelos sacerdotes, pois recebiam as instruções diretamente do Senhor, assim, é possível ver então que toda a estrutura de leis dada por Deus a Moisés era para ser ensinada para todo o povo para que pudessem adorar ao Deu verdadeiro conforme a Sua vontade e não conforme a estrutura de adoração pagã dos povos vizinhos, que eram abominação diante dos olhos do Senhor.
 A preocupação do Senhor em todos os detalhes retratou seu cuidado em satisfazer sua vontade através dos homens imperfeitos, auxiliá-los e ensiná-los como sua vontade é santa e perfeita e, como seu amor e a sua justiça excede todo o entendimento humano. Somente Moisés permaneceu na presença do Senhor e recebera a oportunidade de contemplar a beleza dos modelos dos utensílios do tabernáculo e assim, o Senhor pediu que fosse feito todos os utensílios conforme a visão que Moisés tinha recebido.
Vivemos em tempos onde a mentira e vida corrupta dos sacerdotes é algo normal, pois o povo de Deus tem sido erroneamente ensinado a se desviar do caminho estreito, que é ter uma vida reta e santa diante do Senhor. Ser verdadeiramente cristão e permanecer nos ensinamentos que Jesus mostrou, ensinou e viveu. Através de ajudadores, chamados apóstolos, o Senhor Deus fundamentou e estruturou a Igreja na Rocha que é Jesus Cristo, porém, o que é visto hoje bem como nos tempos de Jesus, são sacerdotes corruptos e engodados em sua vã maneira de viver.
Os sacerdotes eram ungidos, consagrados e santificados para administrarem o sacerdócio. A unção era através do puro azeite derramado em suas cabeças. Eles eram consagrados vestindo suas vestes sacerdotais e santificados por Deus. Ao Senhor pertencia e pertence o ato de santificar e nada pode ser santificado a não ser por Ele. Ninguém pode se santificar a si mesmo ou santificar algum objeto. O poder de santificar pertence ao Senhor. Ele prezou, preza e sempre prezará por Sua santidade, porém, o que vemos hoje são homens que entendem terem sidos chamados para o ministério ou por eles mesmos, ou por algum outro homem. Eles são ungidos com óleo e passam pelo ritual de consagração também conhecida como ordenação, porém, quem os santificará? Existem sacerdotes que estão queimando seus corações no altar do Senhor e tendo uma vida santa e reta diante do Senhor? Onde estão aqueles que foram chamados por Deus para o ministério, não aqueles que foram chamados por outros homens, pois o ministério pertence a quem? Aos homens ou a Deus? Deus chama seus ministros e os santifica, portanto, todos os verdadeiros sacerdotes de Deus buscam ter uma vida santa através dos constantes jejuns, oração e intercessão diária e, leitura e meditação diária das sãs escrituras do Senhor. Se não existir isso na vida de um sacerdote então ele é um falso sacerdote, e fora chamado não por Deus, mas sim, por ele mesmo ou por outros homens.
Eu sou o Senhor seu Deus. Eu os libertei e resgatei a fim de se tornarem meu povo e Eu, O seu Deus. Todos tem um sumo sacerdote que intercede diante de Deus eternamente por aqueles que são chamados cristãos. Portanto, busquemos aquele que nos libertou e resgatou da vida pecaminosa e nos deu nova vida e novas vestes para possamos andar dignamente diante de seus olhos.

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário