Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

terça-feira, 19 de março de 2013

Devocional de leitura anual - Êxodo 30-32




Que incenso tem sido queimado em nosso coração e, que cheiro tem sido produzido nele? Certamente a grande maioria tem queimado em seus corações incenso estranho. As admoestações do Senhor quanto à prática de uma vida santa para todo o povo de Israel é visto constantemente nas escrituras, pois santíssimo é o Senhor. Aquele que deseja estar diante do Senhor, precisa buscar a Sua Santidade e não a falsa santidade que o mundo produz. O encarregado de ascender as lâmpadas do incensário no tabernáculo era o sumo sacerdote e isso representava que ele era o único que tinha permissão para se aproximar de Deus e expiar os pecados do povo. Profeticamente, esse ato que somente o sumo sacerdote poderia fazer, refletia a vinda de Jesus Cristo, a verdadeira e perfeita Luz que conquistou o direito de expiar os pecados de todo o mundo. As escrituras dizem: ”A condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más”   (Jo 3.19).

É sabido que o caminhar do homem é mau e seu interior é corrompido, porém, o Senhor aplica sua graça sobre o homem para que possa ser alcançado e ensinado no caminho em que deve andar. Os sacerdotes precisavam saber que a morte rondava suas vidas caso fizessem pouco caso do ato de purificação e santificação. A lavagem dos pés e mãos era necessária para ministrar ao Senhor as ofertas queimadas. Se lavar na pia era necessário para não morrer e tornar impuro e profano o ato de ministrar ao Senhor. Porém, hoje o que pode ser visto? Ministros que acham não ser mais necessário se purificar com jejuns, oração e meditação da palavra. Muitos ministros até pensam que alcançaram uma santidade muito elevada e então agora não é mais necessária uma vida de muita consagração, porém, é importante lembrar para aqueles que acham que já estão muito santos: “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe para que não caia”.
A seriedade da manutenção da santidade dos sacerdotes perante Deus era de suma importância, pois o Senhor diz aos sacerdotes: “Lavarás, pois as suas mãos e os seus pés para que não morram”. Quantos sacerdotes estão mortos espiritualmente? Quantos que se dizem pastores e estão mortos espiritualmente? Acaso estão sofrendo por estarem nas trevas e longe do verdadeiro entendimento de se santificar? Algo é bem verdade; estão engodados em suas vaidades de demonstração de poder e espiritualidade, pois desta forma atraem a muitos que estão cegos, porém, os que veem tem discernimento e não são atraídos por esta carniça espiritual. As escrituras dizem: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas” (Jo 10.11-12). Que lição pode ser tirada desse versículo? Só Jesus é o bom Pastor! Não siga homens, siga a Jesus e nunca serás devorado ou dispersado!
Moisés como profeta, intercedeu diante de Deus por um povo obstinado, assim como Jesus intercede hoje por nós, povo pecador, porém, remidos e reconciliados pelo sangue do cordeiro. É interessante observar que o povo pediu para o sacerdote Arão fazer um bezerro de ouro depois de Moisés ter passado os quarenta dias no monte Sinai. O povo pensou que Moisés não voltaria mais, porém, quando passou o tempo determinado ele voltou e encontrou todos adorando um deus que eles haviam criado. Disso, podemos perceber que da mesma forma, a volta de Jesus Cristo em poder e grande glória deixará a muitos atônitos e aflitos, pois verão que a profecia de sua volta era verdadeira, como está escrito: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”.
O Senhor deixou claro que quem profanasse o sábado certamente morreria. O sábado aponta36va para alguém maior do que ele, Jesus Cristo, pois está escrito: "Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo". E também está escrito: "Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor". Então o que podemos perceber é que aqueles que profanarem o nome santo do Senhor Jesus andando segundo suas próprias leis e vontades ficarão eternamente longe do Senhor.

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário