Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

terça-feira, 19 de março de 2013

Devocional de leitura anual - Êxodo 33-35




A realidade está tão clara quanto as águas cristalinas de ilhas paradisíacas, porém, todo o mundo está em trevas espirituais, não conseguindo diferenciar o certo do errado no que se refere a adoração a deuses estranhos. A espiritualidade humana é imoral e caída, porém, muitos acreditam que os homens podem evoluir para uma vida de luz, pura e, descontaminada deste mundo em trevas. Acreditam também que as “boas obras” poderão garantir seus passaportes para o céu, porém, não sabem que o caminho que se chama “boas obras” não tem este poder, mas sim, somente o poder de condena-los e encerra-los nas prisões que se chama autosalvação ou remissão própria. As escrituras são bem claras e apontam para o caminho, verdade e vida, o Senhor e Salvador Jesus Cristo. Deus chamou o povo que estava diante do monte Sinai de povo de dura cerviz, pois insistiam em abandonar ao único Deus verdadeiro para buscarem aos deuses dos cananeus. E o que vemos hoje em dia? Povos que resistem o único e verdadeiro caminho e procuram construir seus próprios deuses com suas vãs maneiras de adoração.

Deus, o Senhor, diz o seguinte para os israelitas: “porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho” (Ex 33.3). Este trecho das escrituras dizem algo muito sério e que pode ser visto ainda nos dias atuais e sempre vai poder ser visto, a saber, a desobediência e as dúvidas quanto ao verdadeiro Deus. Tentar entender as escrituras com a própria sabedoria humana fará com que se caia em uma armadilha chamada dúvida. Tentar traçar seu próprio caminho, fazendo o que acredita ser verdade e ir se autojustificando atrairá o juízo do Senhor, pois através de seus caminhos se revelou a sua desobediência.  E o que acontecerá quando pessoas que são desobedientes as escrituras e duvidam que Jesus é o único caminho? Essas pessoas atrairão para si a ira de Deus e serão consumidas quando estiverem diante do Todo Poderoso.
As dúvidas que permeiam a mente humana criam fortalezas espirituais, pois quem poderá se livrar de algo que é muito maior e muito mais forte que suas próprias forças? Aqueles que teceram ou criaram seus próprios deuses terão que se livrar deles para receber o novo, o puro, o santo, aquele que era, que é e o que há de vir, Jesus Cristo, o único Deus e vida eterna.
O Senhor fez uma aliança em Jesus Cristo com o povo desta terra. Se aqueles que se dobram a outros deuses, que fizeram para si imagens de escultura para diante delas se curvarem, que foram até outras formas de crer e de adorar, pois criam que haviam vários caminhos, se converterem de seus maus caminhos e se prostrarem e se arrependerem, recebendo e crendo que o único caminho para a vida eterna é Jesus Cristo, então a aliança de Deus feita em Jesus Cristo alcançará a todos quantos foram feitos filhos, coerdeiros no cordeiro de Deus.
Quão maravilho és o Senhor, pois é misericordioso, piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, que ao culpado não tem por inocente, que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração. Quem resistirá a presença do Senhor? Quem ficará de pé diante dos Reis dos reis? Como Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça a terra e adorou ao Senhor; porque não fazemos o mesmo? Porque o mundo não se inclina e adora ao Deus criador dos céus e da terra? Porque todos os povos, línguas e nações, são povos obstinados e apressam-se a adorar outros deuses e, cada um daqueles que viraram as costas para o Senhor, também só verão as costas do Senhor quando forem ao encontro dEle. Infelizmente muitos ouviram o que está escrito nas escrituras: “E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mt 7.23).
Moisés ousou dizer a Deus: Rogo-te que me mostres a tua glória. O que ele queria dizer com isso? O que Moisés poderia não ter conhecido em Deus ainda?
Será que já conhecemos tudo do Senhor? Será mesmo que não necessitamos passar todos os anos de nossa vida em oração, jejum e leitura das escrituras?
A face do Senhor ninguém pode ver e sobreviver, porém podemos ousar em pedir a Ele: “Senhor, mostra-me tua glória”.
Aqueles que dedicam suas vidas para serem sacerdotes diante do Senhor, buscando a sua face, se humilhando diante dEle, terá sua vida totalmente transformada, pois Moisés depois de passar muitos dias na presença do Altíssimo, não percebeu, mas seu rosto resplandecia.
Muitos querem ter seus rostos resplandecendo porque passaram algumas horas em oração em seus quartos ou então, porque passaram jejuando alguns dias, porém não sabem que Moisés não pedia para ter uma marca de seu encontro com o Senhor, ele pediu somente para que o Senhor mostrasse sua glória.
Então o que aprendemos até aqui, é que precisamos almejar muito mais do Senhor, busca-lo com todas as nossas forças, deseja-lo como uma criança que deseja pelo leite materno quando está com fome e, se render diante de seus pés, pois Ele é digno!

Em Cristo,

Aislan Vilalba

Nenhum comentário:

Postar um comentário