Seja bem vindo ao Renuncia e Cruz

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16 : 24)

quinta-feira, 28 de março de 2013

Devocional de leitura anual - Levítico 1-4



  
Redirecionando os valores
O que tem sido considerado como mais valioso em nossas vidas, se colocado à luz das sãs escrituras, será considerado de algum valor ou proveito? As razões e proporções de Deus são muito diferentes das nossas, pois a visão de Deus é alta e santa e a nossa é baixa e pecadora. Então, como descobrir se o que estamos dando valor está de acordo com as vontades de Deus para nossas vidas? Como poderemos alcançar tão espetacular desenvolvimento espiritual a ponto de entrar em acordo com os valores de Deus? Até porque, aquilo que tem valor para Deus deveria ser o que desperta interesse em seu povo.
Deus estabeleceu e cumpriu em Jesus Cristo os valores eternos, bem como o mundo estabeleceu e tem cumprido os seus valores, porém, não eternos. Em Cristo, o povo consegue entender os valores que atraem a presença de Deus e no mundo, bem, é possível entender os valores que Deus abomina e rejeita.
O povo que Moisés liderava, como dizem as escrituras, era um povo obstinado e teimoso, um povo que continuamente se desviava dos caminhos e propósitos de Deus. Com isso, como crianças que são bagunceiras e teimosas, o povo de Israel estava sempre necessitando da repreensão do pai, o Senhor, porém, suas constantes rebeldias os colocavam em linha de frente com a justiça e ira de Deus.

O povo precisava ser instruído e devidamente alertado sobre seus constantes pecados sem arrependimento. Desta forma, o Senhor coloca para Moisés as cerimônias a serem feitas para a expiação dos pecados. As cerimônias para ofertas e as festas tinham como objetivo dizer aos israelitas “ponham suas vidas em ordem”. Isso é realmente algo que impactaria qualquer pessoa, pois muitos acreditam que realmente estão com praticamente tudo em ordem e, que apenas algumas coisas precisam ser ordenadas.
Alguns, por terem passado muitos anos presos em todo tipo de pecado no mundo, tem uma mente escravizada e, portanto, têm muitas dificuldades para entender o que é liberdade. Para o mundo, ser livre é ter a oportunidade de provar tudo que se pensa e tem vontade, porém, não sabem que suas vontades é abominação ao Deus Santo. Por isso vemos muitos adolescentes e jovens mentindo para os pais dizendo que está indo à casa dos amigos, mas na verdade estão às escondidas com seus parceiros tendo suas primeiras experiências, sejam elas sexuais, drogas ou qualquer outra. Os adolescentes, jovens e adultos mundanos não entendem que precisam de Jesus Cristo para expiar os seus pecados. Eles não entendem que estão adorando a deuses que se satisfazem quando estão em pecado, todavia, de forma diferente, Deus, o Senhor, só se satisfaz quando seu povo é santo e separado de práticas consideradas mundanas.
Os israelitas não fugiram a regra de ser um povo caído, rebelde e pecador, contudo, foi um povo escolhido para ser santo, no entanto, por serem espiritualmente caídos não conseguiam ser santos.  Desta forma o Senhor conduz os israelitas a terem práticas de adoração diferentes dos povos pagãos, pois Deus é Santo. O Senhor instruiu os israelitas a terem a terem de santidade moral e ritual, pois se assim vivessem, Deus estaria no meio de seu povo para que pudesse ser adorado. Desta forma é perfeitamente possível ver que quem cuida e conduz o povo a santidade, é o Senhor. Assim Deus assegura que todos quantos estão em Jesus Cristo, estão expiados e perfeitos para se aproximar de sua presença.
Os cuidados na hora da preparação das diferentes ofertas colocava o povo para pensar, trabalhar e produzir uma vida santa. Quando o povo, que sem distinção de hierarquia, poderes ou finanças chegava diante dos sacerdotes para expiarem seus pecados, percebia que todos pecavam e ninguém era santo. Isso fazia com que houvesse temor e tremor nos corações de todo o povo de Israel.
Então, será que o que temos oferecido ao Senhor é valioso para Ele? O Senhor requeria do povo as melhores partes das ofertas, a saber, a gordura, os rins e o fígado, porque a gordura era a parte mais valiosa da carne. Os rins, segundo os teólogos, eram vistos como a base das emoções e o fígado um dos principais órgãos para previsão de futuro nas culturas pagãs. O Senhor pretendia com isso destruir todos os meios dos israelitas ficarem presos em culturas mundanas e que para Deus, não tinham valor algum. Desta forma, pense em como fora difícil para os israelitas ver objetos que eram utilizados como amuletos da sorte sendo queimados até virarem cinzas, pois estes pedaços de carne quando oferecidas as divindades corretas, trariam um equilíbrio ou satisfação emocional e assegurariam seus futuros.
O Senhor deseja que estejamos livres de qualquer forma de superstição e desta forma possamos adorá-lo de forma a agradar-Lhe, sendo lavados, purificados e santos diante de sua face.
O que é valioso para nós é valioso para Deus? O que para nós parece ter aparência de santo para Ele não passa de cinzas. Então, que possamos deixar que o Senhor coloque seu fogo em tudo aquilo que achamos que é certo e tem aparência de bom, mas não é, para que seja feito em cinzas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário